Jornal Fonte de setembro chega às paróquias e comunidades
29 de agosto de 2023Encontro do Voluntariado da rede Cáritas Diocesana motiva agentes
5 de setembro de 2023Romaria Diocesana da IVC reúne mais de mil pessoas em Fraiburgo
A Diocese de Caçador viveu um momento memorável de júbilo e de ação de graças no último domingo (27). O Dia do Catequista foi marcado por uma celebração histórica: a Romaria Diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Apesar do frio intenso, mais de mil pessoas entre catequistas e famílias participaram deste importante e belíssimo encontro que aqueceu o coração de todos os presentes no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo.
A programação contou com acolhida, café da manhã, oração inicial, testemunhos de catequistas e de outras pessoas envolvidas no processo da IVC, fazendo memória da caminhada da catequese na diocese. As experiências de cada Paróquia foram retratadas por meio de banners com imagens de momentos importantes de todo esse período. O texto bíblico inspirador do projeto Diocesano da IVC foi aquele do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Por isso, o poço foi o símbolo escolhido para representar toda esta caminhada de inspiração catecumenal. A cada momento rememorado e a cada experiência testemunhada, foram sendo retirados do poço os 7 “baldes” com os nomes dos passos e frutos do processo construído: Escolas Catequéticas, Projeto Diocesano da IVC, Itinerário Batismal, Itinerário Crismal, Itinerário Eucarístico, Itinerário de Catequese com Adultos, Ilustrações.
Um dos momentos mais esperados e marcantes foi a coroação de um trabalho grandioso elaborado a várias mãos. Durante a Romaria foi feito o lançamento oficial dos itinerários do Caminho Crismal da IVC, editados e publicados pela Paulus Editora, material esse que nossas paróquias e comunidades já estão utilizando. O momento contou com a presença do padre Edson De Bortoli, referencial da IVC durante todo o processo, do padre Renato Luiz Caron, vigário geral, representando a diocese, do ilustrador Gerson Witte e do representante da Editora Paulus, Frei Darlei Zanon.
Para o padre Edson, essa caminhada tão bonita, tão frutuosa pode ser comparada com o amor da Trindade Santa que transborda na criação. “Esse projeto da IVC transbordou as fronteiras da diocese e hoje alcança espaços por todo o Brasil. “Esse caminho com a reproposição da ordem original dos sacramentos, com a preocupação de promover o encontro não com conteúdo, mas, o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, em comunidade, gerou também oportunidades de diálogos e de parcerias. Em 2018 iniciamos um diálogo com a maior editora católica do Brasil, a Paulus e essa parceria foi efetivada recentemente com a publicação dos nossos livros”, destacou.
Após o almoço, as atividades seguiram com um momento Mariano. Foi feita a oração do Terço, durante o qual foram meditados e contemplados os mistérios catequéticos. Os textos bíblicos escolhidos trouxeram presentes alguns momentos da vida de Jesus em que Ele ensina seus seguidores. Ao final do terço, foi entregue e abençoada a lembrança do encontro. Os participantes receberam um frasco com água, contendo o cartaz da Romaria e o trecho bíblico escolhido para marcar este momento: “Nós mesmos ouvimos e sabemos: Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4, 42b).
O ponto alto do encontro foi a Santa Missa celebrada por Dom Cleocir Bonetti, com a presença de alguns padres da Diocese e também do padre Marcos Roberto Medeiros, da Diocese de Joaçaba e coordenador regional do Serviço de Animação Bíblico-Catequética.
Em sua homilia, o bispo agradeceu a todos que colaboraram na caminhada da catequese, especialmente a Coordenação Diocesana da Iniciação à Vida Cristã. “Quanta dedicação, quanto zelo, quanto trabalho, quanto carinho. Parabéns a todos aqueles e aquelas que fizeram, fazem e farão parte desta jornada. Se hoje estamos celebrando essa Romaria, colhendo os frutos dessa bela caminhada, é porque a coordenação de catequese exerceu a sua missão de uma forma exemplar”, disse.
Dom Cleocir recordou também a importância do seu antecessor, Dom Severino Clasen, na construção desse projeto. “Também não mediu esforços no início desta caminhada, dando apoio, incentivando e motivando”, ressaltou.
A Romaria da IVC foi uma experiência de fé, espiritualidade e a concretização de um lindo trabalho. Os participantes viveram momentos de partilha e comunhão e retornaram para suas casas renovados.
Elaine Karch de Almeida
Pastoral da Comunicação
1 Comment
[…] Com informações de Elaine Karch de Almeida, da Pastoral da Comunicação. […]