Vídeos destacam a importância do cuidado com o outro e com o uso das mídias sociais
6 de novembro de 2020Celebração do 32º Domingo do Tempo Comum nos convida a vigilância
6 de novembro de 2020Serviço de Animação Bíblico-catequético divulga orientações e disponibiliza encontros em preparação para a celebração do Natal
Diante da situação vivida no mundo em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus e visando a retomada gradual dos encontros presenciais das turmas de catequese, o Serviço de Animação Bíblico-catequético (SABC) da Diocese de Caçador propõe às nossas paróquias e comunidades dois encontros vivenciais de Advento. Eles são pequenos momentos de espiritualidade, visando preparar os catequizandos para a celebração do Natal do Senhor. Estas celebrações também fazem parte do processo de retomada gradual da caminhada catequética diante da realidade gerada pela pandemia.
1º Encontro- Objetivo: Preparar os catequizandos e suas famílias para a celebração do Natal do Senhor, renovando em todos a esperança própria do Advento de dias melhores.
2ª vivência – Objetivo: Preparar os catequizandos e suas famílias para a celebração do Natal do Senhor, recordando a alegria vivenciada pelo nascimento de Jesus.
Orientações:
- Os encontros podem ser feitos reunindo turmas de catequese. Porém, deve haver o cuidado para que o número de catequizandos não seja muito elevado, não ultrapassando o número de 15 catequizandos.
- Deve-se respeitar as datas estipuladas para a realização dos encontros: 1º encontro: entre 28 de novembro e 11 de dezembro; 2º encontro: entre 12 de dezembro e 24 de dezembro.
- Para que se possam realizar os encontros, é obrigatório respeitar as condições exigidas pelas autoridades sanitárias: distanciamento entre as cadeiras, uso obrigatório de máscaras, álcool 70º ou água corrente e sabão para a higienização das mãos etc.
- Orienta-se que os encontros aconteçam em um ambiente mais amplo e arejado da comunidade, como na igreja ou então no salão comunitário.
- Na acolhida e durante os encontros, evitem-se abraços ou outros gestos que impliquem toque corporal.
- Catequistas ou outras lideranças com mais de 60 anos ou com comorbidades são orientadas a não participar destes encontros.
- Caso os pais de algum catequizando não queiram que seu filho participe dos encontros, por considerarem que isso pode oferecer algum risco à saúde dele ou da família, esta decisão deve ser respeitada. Porém, o catequista deve dialogar com os pais, para saber das reais motivações que a levaram a tomar tal decisão.
- IMPORTANTE: Os encontros aqui propostos devem ser cancelados caso, no tempo sugerido para a realização destes, se perceba que as condições sanitárias relacionadas à pandemia sejam impróprias para sua realização. Também devem ser cancelados caso as autoridades sanitárias do município não permitam a realização de encontros com este formato. Bons encontros a todos! Serviço de Animação Bíblico-catequético
Serviço de Animação Bíblico-catequético
Prepare-se para os encontros, baixe os roteiros:
1ª Catequese de Advento: “A Espera do Emanuel, o Deus conosco”
Na 1ª Catequese de Advento, o roteiro celebrativo reflete sobre “A espera do Emanuel, o Deus conosco”. O encontro deve ser realizado entre 28 de novembro e 11 de dezembro.
A fé de Maria é o motivo mais verdadeiro pelo qual Isabel a proclama bem-aventurada. Ela acredita e proclama com alegria que Deus não deixa os seus filhos sozinhos, mas vem ao encontro destes e os salva pelo seu Filho Jesus que se encarna na humanidade.
Maria é instrumento de Deus para concretizar a nossa salvação. Maria é bem-aventurada porque confiou na Palavra de Deus. Sua confiança nos ensina que vale a pena alimentar nossa esperança no Senhor.
Clique no link para fazer o download do roteiro celebrativo da Catequese em Família.
https://diocesedecacador.org.br/wp-content/uploads/2020/11/CATEQUESE-EM-FAM%C3%8DLIA-Advento-I.pdf
2ª Catequese de Advento: “A alegria da chegada, Jesus vem a nós”
Jesus é um bebê simples e frágil, envolto em panos numa manjedoura. É Deus que vem ao encontro da humanidade na simplicidade, na fraqueza e na ternura de uma criança. Ainda hoje o pequeno Menino Jesus estende seus braços nos convidando a ajudá-lo a crescer e se desenvolver nos pobres e pequenos de hoje.
No Menino Jesus, o Senhor se manifesta em nosso meio! Ao trazer presentes para “Jesus” respondemos ao convite do Menino Jesus. Queremos ajudá-lo a crescer no meio de nós, cuidando de tantos irmãos que também encontram-se em situação de fragilidade.
Clique no link para fazer o download do roteiro celebrativo da Catequese em Família.