Jornal Fonte de abril chega às paróquias
29 de março de 2023Projeto Catadores: Cáritas Diocesana reúne trabalhadores para diálogo e confraternização
4 de abril de 2023Dom Cleocir presta solidariedade à Diocese de Rio do Sul
Em solidariedade à Diocese de Rio do Sul, o bispo diocesano de Caçador Dom Cleocir Bonetti esteve presente nesta segunda-feira (03), na cerimônia de despedida do bispo emérito daquela diocese, Dom José Jovêncio Balestieri, SDB. Dom José fez a sua páscoa no domingo (02), aos 83 anos.
Nascido em 18 de maio de 1939, em Massaranduba/SC, foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1968, em São Paulo, na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Eleito bispo para a Diocese de Humaitá/AM, recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de maio de 1991, em Guaramirim/SC, sob o lema episcopal “Eis-me aqui! Eu vou!” (Is 6,8).
Em 29 de junho de 1998 tornou-se bispo coadjutor da Diocese de Rio do Sul/SC, tomando posse como segundo bispo diocesano em 30 de agosto de 2000. Em 19 de março de 2008 renunciou por motivo de doença, tornando-se bispo emérito de Rio do Sul.
Dedicou grande parte de sua vida ao ministério pastoral, servindo à Deus e à Igreja. Foi diácono, padre, professor, diretor, ecônomo, mestre de noviços, inspetor salesiano e bispo.
Muitas sementes que plantou nesta terra já deram frutos e muitas ainda irão florescer. Acima de tudo, nos deixou um grande exemplo de humildade, simplicidade, missionariedade e muito amor!
A missa de despedida e exéquias foi realizada na Paróquia São João Batista de Rio do Sul.
A todo o episcopado, ao clero da Diocese de Rio do Sul, aos familiares, amigos e a todo o Povo de Deus desta diocese, elevamos a Deus nossa prece para que conforte os corações.
Dai-lhe Senhor o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém.
Texto: Elaine Karch de Almeida/Pascom
Fotos: Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom