Catequese Familiar reflete o sacramento do Matrimônio
6 de agosto de 2020Pastoral da Juventude lança projeto da Semana do Estudante
11 de agosto de 2020Busca do diálogo e da comunhão marcam caminhada de Dom Severino na Diocese de Caçador
O Programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social desta semana foi especial. Em clima de despedida, Dom Severino Clasen participou da entrevista e contou sobre suas memórias e sua missão na nossa diocese e também sobre suas perspectivas. Ele assumirá a Arquidiocese de Maringá-PR no dia 15 de agosto.
Como bispo diocesano de Caçador desde 04 de setembro de 2011, Dom Severino vivenciou muitos momentos importantes para o crescimento e amadurecimento de projetos e ações na diocese. A sua atuação como pastor do rebanho foi muito marcada pela busca do diálogo e da comunhão.
Durante a conversa ao vivo, o bispo se emocionou com os depoimentos de pessoas, lideranças, que estiveram na mesma missão, ajudando a coordenar as atividades em vista da unidade, considerando os diferentes ministérios, as paróquias, as pastorais e os movimentos presentes na diocese.
Ele também falou sobre alguns projetos dos quais teve grande contribuição, como a implantação e solidificação do projeto da iniciação à vida cristã e a elaboração do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o protagonismo dos leigos. Além disso, destacou o seu acompanhamento à juventude, com a valorização e incentivo ao trabalho dos jovens; o incentivo à caridade e sua relação com o clero, bem como sua relação com os bispos do Regional Sul 4, que reúne as 10 dioceses de Santa Catarina, durante o período em que esteve à frente da presidência.
“Aprendi nesse tempo a ter paciência, a não se desesperar. Ter sensibilidade, saber que tudo tem seu tempo, e foi assim que fomos trabalhando com as lideranças, com os empresários, com os padres, com os movimentos, colocando nossas ideias, sugestões, mas, também, ouvindo, se calando às vezes. Em alguns momentos queremos avançar muito rápido, aí não funciona. É preciso dar tempo ao tempo. Percebi isso nesses nove anos, e foi assim que crescemos”.
Acesse o link e confira e entrevista na íntegra:
https://www.facebook.com/diocesedecacador/videos/681610142448436/?v=681610142448436