Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, Mãe Dos Pobres

Diocese de Caçador

Fraiburgo – SC

Tudo começou na década de 50 quando em um acidente de caminhão o motorista saiu ileso e por agradecimento ergueu um oratório dedicado a N.S Aparecida no onde hoje é o Santuário Diocesano.

Na década de 60, o Sr. Ernesto School, morador próximos ao santuário, após visita a Fátima em Portugal trouxe de presente para Fraiburgo uma imagem de N.S. de Fátima com os pastores Jacinta,Lúcia e Francisco e de comum acordo com Padre Biagio Simonetti, na época pároco de Fraiburgo, decidiram colocar as imagens vindas de Portugal no espaço onde é hoje o Santuário sobrepondo a imagem de N. S. Aparecida que estava bastante deteriorada. Aos pés da imagem de Fátima foi cimentada a primeira imagem que era de N.S. Aparecida.

 

Após a colocação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima o povo começou a frequentar o espaço. As missas foram sendo celebradas, a devoção se propagando e assim o lugar foi ganhando notoriedade e sendo marcado pela fé e devoção do Povo de Deus. Foram feitas doações de terrenos e também aquisições de terrenos para no futuro ter um espaço propício para o Santuário.

Em 1991 a Imagem de N.S. Fátima foi quebrada por vândalos e em 1992 Padre Valcir Baroncello e Padre Biagio Simonetti organizaram uma Procissão em Reparação a ofensa cometida contra N. S. de Fátima. Neste dia reuniram-se centenas de pessoas na procissão que saiu da Igreja atriz em direção a este espaço. Com a presença de Dom Luiz Colussi foi celebrada a missa e colocada uma nova Imagem de Fátima e que está até hoje. Assim, inspirado por este momento e vendo o grande fluxo de fiéis e a devoção do povo, Dom Luiz Colussi apresenta esse lugar como um espaço privilegiado para construir o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima. E como este momento , em 1992, temos o que se consideramos a primeira Romaria.

 

Em 16 de maio de 1993 neste santuário foi lido por Padre Cita e assinado Dom Luiz Colussi o decreto de criação do Santuário Diocesano N. S Fátima, mãe dos pobres. De 1992 até os dias de hoje, continuamos anualmente celebramos, rezando, caminhando. Orações que escorrem há 30 anos como um rio implorando a proteção maternal de Maria sobre o mundo inteiro e a fonte deste rio é a água viva que é o Senhor Ressuscitado, presente no meio do Povo mediante a Palavra e a Eucaristia. No ano de 2022 foram acrescentado espaços oracionais ao santuário como espaço de São José, Gruta da Anunciação e um jardim de rosas dedicado a N. S. Aparecida fazendo memória a primeira imagem do oratório de origem deste santuário.

 

 

Em 2023 foi construída a réplica da capela das aparições de N. S. de Fátima em Portugal – e entronização da réplica da imagem de Fátima trazida do Santuário N. S. de Fátima em Portugal pelos Padres Portugueses João Paulo Quelhas Domingues e Arnaldo Santos Araújo.

 

 

 

 

Retomada das obras do Santuário

Um ato simbólico marcou a retomada das obras do Santuário que irá acontecer graças à colaboração financeira de todo o povo da diocese. Um tijolo foi assentado por Dom Cleocir Bonetti, no segundo pavimento da estrutura, representando o primeiro passo da nova construção.

 

 

“Queremos aqui hoje colocar esse tijolo que lembra a nossa fé, mas, que também nos lembra que somos pedras vivas do grande e bonito templo de Deus. Simbolicamente queremos colocar esse tijolo lembrando que contamos com a colaboração de todo o nosso querido povo. Que aqui sejam realizados encontros e celebrações de esperança. Que aqui o povo possa se reunir cada vez mais para levar a Deus os seus pedidos e manifestar a sua gratidão. Que o reinício das obras signifique também o fortalecimento da nossa fé”, salientou Dom Cleocir.

 

Equipe Pró Santuário, responsável pelo andamento de todo projeto.

 

 

 

Datas em Destaque

Os passos dados até a data de reinicio foram importantes para garantir que a obra estaria em boas mãos para a construção e sob a intercessão dos devotos e dos responsáveis, bem como de todos os colaboradores de tão importante construção.

15/03/2023 – apresentação e aprovação do projeto pelo clero diocesano

Abril/2023 a junho/2024 – tempo para finalização do projeto/ análise/ aprovação das autoridades competentes

16/05/2024 – primeiro encontro da Equipe Pró -construção

19/05/2024 – oficialização e apresentação da equipe Pró -construção

03/07/2024 – emissão dos Alvarás para início da obra

25/07/2024 – reunião da equipe Pró -construção para detalhamento do cronograma das obras

01/08/2024 – Assinatura do contrato para a construção da “primeira parte” da obra

05/08/2024 – Início da obra no Santuário

Assim, a primeira parte tem cerca de 120 dias para ficar pronta. Será feito o reboco externo da gruta, bem como o fechamento das aberturas que existem na construção, será levantada as paredes, feita a cobertura, o piso sob a laje e o reboco da parte nova.

 

Acompanhe as obras clicando aqui

CONTAMOS COM SUA AJUDA PARA CONSTRUIR A CASA DA MÃE
FAÇA SUA DOAÇÃO:

 

FOTOS: ARQUIVO PAROQUIAL

TEXTO: Padre Ederson Iarochevski – Reitor do Santuário