Relatos missionários: “Decidi que queria servir para ser feliz”, diz irmã Izabete
30 de outubro de 2020Serviço de Animação Bíblico-catequético divulga orientações e disponibiliza encontros em preparação para a celebração do Natal
6 de novembro de 2020Vídeos destacam a importância do cuidado com o outro e com o uso das mídias sociais
De 15 de outubro a 15 de novembro acontece o Mês da Solidariedade, culminando no Dia Mundial do Pobre e na festa de Cristo Rei. Para celebrar esse tempo, o Conselho de Leigos e as Pastorais Sociais da Diocese de Caçador elaboraram uma série de vídeos que fazem parte de campanha ‘Gestos de quem cuida’, motivando ações de solidariedade aos empobrecidos. Os vídeos são postados nas páginas do Facebook da Diocese e do Conselho Diocesano Leigos, além do Youtube da Diocese. Serão dois vídeos semanais até 20 de novembro, totalizando uma série de 10 publicações.
A campanha ‘Gestos de quem cuida’ é uma iniciativa ligada a Ação Emergencial Solidária ‘É tempo de cuidar’, assumida pela Cáritas e Pastorais Sociais, com o objetivo de estimular a solidariedade, a começar pela arrecadação de alimentos e produtos de higiene. A mobilização busca fortalecer as muitas iniciativas solidárias em todo o país, e atender as necessidades das pessoas em vulnerabilidade diante da pandemia da covid-19.
Acompanhe os depoimentos do quinto e do sexto vídeo:
ESTENDE TUA MÃO AO POBRE VÍTIMA DA PANDEMIA
O quinto vídeo do Mês da Solidariedade chama a atenção para situação de vulnerabilidade própria da nossa condição humana e que a pandemia escancarou. De certo modo, todos somos vítimas. De modo maior, todos somos cuidadores uns dos outros. Seguir a orientações sanitárias e respeitar as determinações das autoridades competentes é gesto simples, mas importante. É uma forma de estender a mão ao pobre.
“Mais do que nunca os cristãos leigos e leigas são chamados a viver a solidariedade com os mais pobres, pois o tempo de cuidar se estende também a eles. Como você costuma ajudar os mais pobres? Você vai além da caridade imediata? Demonstra empatia e acompanha a vida daquele irmão? Quem é para você o mais pobre? Somos questionados e convidados pelo Papa Francisco a revermos nossa posição de cristãos. Nos colocarmos como filhos e filhas de Deus e sobretudo irmãos uns dos outros. Presenciamos um momento de dificuldade, de pessoas que perderam seus empregos em decorrência da pandemia, de pessoas que sofrem porque seus entes queridos partiram levados por essa doença, outros ainda sofrendo com seus parentes internados em UTIs, que infelizmente, voltam a ficar lotadas. É importante neste momento nos vermos como irmãos para nos preocuparmos e principalmente cuidarmos uns dos outros. Vemos muitas pessoas se reunindo de maneira indiscriminada, sem o uso correto da segurança e esquecemos que somos filhos de Deus, somos cristãos e seguimos o mestre Jesus. O que Ele faria? Com certeza estaria entre nós, nos levando a cuidar uns dos outros. Esse é o momento. Cuidemos, façamos algo maior, levemos o amor de cristãos a todos”.
Marili e Valmir, cristãos leigos da Paróquia São Francisco de Assis e membros do Conselho Diocesano de Leigos.
ESTENDE TUA MÃO AO POBRE COM VERDADE E AMOR
O sexto vídeo do Mês da Solidariedade convida a refletir sobre o uso que fazemos das mídias sociais. A mentira e a falsidade geram morte e pobreza. A verdade e autenticidade geram vida abundante e amor transbordante. Como estou usando os recursos das mídias sociais?
“Nós cristãos leigos e leigas, somos chamados a viver a solidariedade com quem mais precisa, como os mais pobres. É tempo de cuidado, de acolhida e de amor com as pessoas que mais necessitam. Quero perguntar a vocês: Vocês compartilham em suas mídias sociais, mensagens verdadeiras e que transmitam o amor de Deus para com as pessoas? Quero que se perguntem e perguntem também aos seus irmãos e irmãs, se estão usando as mídias sociais de forma coerente. Se sim, parabéns! A Pastoral da Juventude do Contestado utiliza as redes sociais de maneira sensata e também se compromete em ser solidária, em acolher e cuidar do outro. Deste modo, assume também um compromisso com a campanha ‘Gestos de quem cuida’, com a temática do Dia Mundial do Pobre. Convido você a comprometer-se também”.
Josieli Grein, Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude
Acesse os link e assista aos vídeos:
https://www.facebook.com/137591746367163/videos/834116290691128
https://www.facebook.com/137591746367163/videos/3574261935969316