Seminário das CEBs reúne cerca de 70 pessoas em Canoinhas

Pela segunda vez, peregrinos percorrem caminho de Caçador até Santuário em Fraiburgo
26 de abril de 2022
Sínodo: Diocese de Caçador disponibiliza Formulário Digital para a Síntese Local da Escuta
17 de maio de 2022
Pela segunda vez, peregrinos percorrem caminho de Caçador até Santuário em Fraiburgo
26 de abril de 2022
Sínodo: Diocese de Caçador disponibiliza Formulário Digital para a Síntese Local da Escuta
17 de maio de 2022

Seminário das CEBs reúne cerca de 70 pessoas em Canoinhas

A  Diocese de Caçador continua seu processo preparatório rumo ao 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, que acontecerá de 18 a 22 de julho de 2023, em Rondonópolis, Mato Grosso e rumo ao 13º Encontro Estadual das CEBs e Grupos de Reflexão (GBRF), que acontecerá de 22 a 24 de julho deste ano, em Canoinhas. O Encontro Estadual é a etapa que antecede o Intereclesial. Nesta preparação, o ponto alto da caminhada diocesana foi o Seminário realizado nos dias 30 de abril e 01 de maio, que reuniu cerca de 70 pessoas de sete paróquias da diocese no Centro de Formação de Canoinhas. Representando o Secretariado Diocesano de Pastoral esteve presente Regiane Dutra Freire. Também representaram Caçador Iara Moreira Medes e Maria Inês Morona Ramos.

O encontro que teve como tema: “CEBs, Igreja Sinodal em Saída”, iniciou no sábado com café e acolhida aos participantes. Em seguida, o padre Roque Ademir Favarin fez uma análise de conjuntura sobre realidade social e eclesial atual e o desafio das Comunidades Eclesiais de Base.  O Seminário teve continuidade com a interação com a assembleia e o encaminhamento dos trabalhos em pauta, mediados pelo padre Vilmar Gazaniga, coordenador estadual das CEBs.

Na parte da tarde, a explanação foi da coordenadora de projetos sociais da Cáritas Diocesana de Criciúma, Neuza Mafra que falou sobre: “Revisitar as periferias sociais, culturais e existenciais”. Na sequência, os participantes puderam aprofundar o tema da sinodalidade através do sétimo encontro da cartilha: “CEBs caminhando com Jesus de Nazaré”.

No domingo, o encontro iniciou com café e mística. Na continuidade, Neuza Mafra falou sobre “Escuta à nossa realidade eclesial”. Após o intervalo, foram feitos os encaminhamentos para o 13º Encontro Estadual das CEBs. O encontro encerrou com celebração de missa e almoço.

Para o padre Vilmar Gazaniga, o Seminário foi uma oportunidade de formação, conhecimento, partilha e reflexão. “Ficamos muito felizes com a presença de todos nesse espírito de uma Igreja em saída. Uma bonita e positiva experiência em preparação ao 13º Encontro Estadual das CEBs e ao 15º Intereclesial das CEBs”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X