Jovens da Diocese de Caçador participam da missão Jesus no Litoral
25 de janeiro de 2023Diocese de Caçador anuncia transferências
26 de janeiro de 2023Santa Catarina acolhe a Ampliada Nacional da PJ
O Regional Sul 4 da CNBB acolheu pela primeira vez uma atividade nacional da Pastoral da Juventude. O chão de Joinville (Diocese de Joinville) recebeu durante os dias 08 a 15 de janeiro, a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude de 2023. A Diocese de Caçador esteve representada pelo secretário diocesano da PJ, Gustavo H. G. Fambomel, pela coordenadora diocesana da PJ, Bárbara Scheffer, pelo assessor da PJ na microrregião de Caçador, Carlos André Basílio e pelo jovem leigo de Lebon Régis, Bruno Alves.
A ANPJ esteve sintonizada com o tema/lema “PJ: 50 anos de Resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida nesse chão” e a iluminação bíblica “O espírito do senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa notícia aos pobres e proclamar um ano de graça ao senhor” (Lc 4, 18-19). O primeiro dia da ampliada foi marcado pela celebração de abertura realizada na Catedral de Joinville, presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Carlos Bach e concelebrada por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e demais padres da Diocese de Joinville e de outras dioceses do Brasil. Estiveram presentes na ampliada pessoas que marcaram e ainda marcam a história da PJ nesses 50 anos de caminhada, padre Jorge Boran do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude São Paulo/SP (CCJ), Carmem Lucia Teixeira (Cajueiro Centro de Juventude Goiânia/Go) e demais ícones passaram nestes dias.
Na trilha da celebração de 50 anos da Pastoral da Juventude, jovens, assessoras e assessores, amigas, amigos da PJ reuniram-se nos quintais-jardins da ANPJ para refletir e fazer memória do caminho percorrido, iluminar a vida e a missão da PJ à luz do evangelho e do pontificado de Francisco e definir diretrizes que darão rumo à ação pastoral da PJ pelos próximos seis anos.
A chegada da primavera anuncia a boa nova brotando dos campos. É chegada a Ampliada Nacional da PJ e é em Joinville, terra da dança e das flores, que faremos florescer vida no nosso chão. Queremos colorir esse caminho que também é o caminho de celebração dos 50 anos da PJ, caminho marcado pela resistência e luta das juventudes em todos os cantos de nosso país. Caminho que é regado de sangue e suor dos/as mártires da caminhada. Caminho construído pela vivência comunitária, semeado nos grupos de jovens, nossos lugares de felicidade. A história da Pastoral da Juventude é feita com a doação de muitas pessoas, que fizeram e fazem a PJ acontecer, nas diversas realidades, nos grupos, paróquias, dioceses e regionais deste país. E agora marchamos rumo ao grande jubileu de 50 anos da Pastoral da Juventude!
Ao longo dessa caminhada histórica e profética, nos movemos na certeza de que o Grupo de Jovens é um lugar sagrado, de felicidade, encontro, partilha, carinho, aconchego e ternura. Aprendemos isso com Jesus, que formou o seu grupo, o primeiro Grupo de Jovens, o grupo dos apóstolos. É nesse lugar sagrado que amadurecemos a fé e fazemos percursos de formação integral. Estarmos reunidas e reunidos em nossos grupos nos permite alimentar a espiritualidade e reafirmar o compromisso com o projeto do Reino, como discípulas e discípulos de Jesus Cristo.
É tempo de celebrar, fazer memória e continuar a sonhar com mais 50 anos de resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida no chão de cada canto do Brasil.
Após dias de encontros, formações, rodas de conversa, reflexões, era hora de acolher a nova Comissão Nacional de Assessoras e Assessores da PJ (CNA) e a/o nova/o Secretária/o Nacional da PJ (SNA) para o próximo triênio (2023-2025), que são elas/eles:
Wanessa Freire – Regional Norte 3 (SNA)
Rosilene Rocha – Regional Nordeste 5 (CNA)
Pe. Niraldo Lopes – Regional Leste 1 (CNA)
Adriana Ruiz Diaz – Regional Sul 4 (CNA)
Jonavegantes – Regional Norte 1 (CNA)
Ir. Lizandra Both, FDC – Regional Nordeste 5 (CNA)
“Resistir, resistir, resistir, Brotando vida nesse chão. Rompendo fronteiras, destruindo as cercas, PJ, tua vida é missão!” Mantra ANPJ 2023
Por Gustavo Henrique Guedes Fambomel
Secretário Diocesano da Pastoral da Juventude do Contestado