Encontro celebra o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
29 de setembro de 2023Diocese de Caçador presente na quarta etapa da Escola de Fé e Cidadania
3 de outubro de 2023Plano Diocesano é refletido em encontro do CODIPA
O Centro de Formação João Paulo II, Linha Castelhano, acolheu neste sábado (30), a 2ª reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de 2023 (CODIPA). Cerca de 60 pessoas entre lideranças, padres, representantes de pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja, estiveram reunidas para um momento de articulação e partilha.
A programação iniciou com acolhida e café da manhã, em seguida, a oração inicial, a apresentação da ata do encontro anterior e da Assembleia Diocesana Extraordinária e na sequência a mensagem de Dom Cleocir Bonetti.
Em sua fala o bispo enfatizou a importância da comunidade e da missão. “A palavra comunidade significa o lugar onde nós trocamos dons, que a comunidade seja mesmo esse espaço. A missão é exigente, sim, com toda certeza. Os Evangelhos que estamos ouvindo nos últimos finais de semana e também nesse final de semana, nos convidam a trabalharmos na messe e é nisso que temos que fortalecer nossa caminhada”, afirmou.
Plano Diocesano de Pastoral
O principal assunto em pauta foi o Plano Diocesano de Pastoral (PDP), o qual teve sua estrutura aprovada em Assembleia Extraordinária realizada no dia 29 de julho. Foi apresentado o Objetivo Geral e feitos alguns ajustes na redação. Os participantes do Codipa também puderam contribuir com sugestões para a identidade visual do Plano.
Ainda no final da manhã foram formados quatro grupos de trabalhos, com o objetivo de apresentar indicativos de ações para algumas realidades que necessitam ser efetivadas, motivando a vivermos essa experiência sinodal.
- Visita da equipe de coordenação de pastoral às paróquias para apresentação do PDP e explicação do Projeto de Fortalecimento da Comunidade Eclesial Missionária;
- Visita Pastoral do bispo;
- Resgate da memória afetiva das pessoas com a comunidade;
- Visitas às famílias das comunidades; valorização da culturas presentes no território diocesano, em especial nos aspectos religiosos;
- Reconhecimento da religiosidade do Contestado;
- Criação, ampliação e reforço de canais de aproximação e presença nos diversos espaços juvenis;
- Fortalecimento dos sujeitos eclesiais;
- Elaboração do Plano de Pastoral Paroquial;
- Assembleias anuais avaliativas do Plano;
- Jubileu 2025: Peregrinos na Esperança;
- Jubileu dos 60 anos da Diocese (2028-2029).
Para que essas essas ações sejam concretizadas algumas questões foram refletidas: quem irá realizar?; como vai se realizar?; quando vai se realizar? e onde vai se realizar?
Após um tempo de reflexão, foram apresentados em plenária os apontamentos. A intenção é que esses indicativos sejam avaliados e caso sejam considerados viáveis, suas ações sejam implementadas nos diversos níveis: diocesanos, paroquiais e comunitários.
O encontro encerrou com alguns comunicados e convites, a oração de envio e bênção aos presentes.
Elaine Karch de Almeida
Pastoral da Comunicação