Paróquias da Diocese de Caçador celebram Corpus Christi

Diocese de Caçador participa do V Encontro Regional do Serviço Pastoral do Migrante
5 de junho de 2023
Renovação Carismática Católica realiza Retiro de Pentecostes
12 de junho de 2023
Diocese de Caçador participa do V Encontro Regional do Serviço Pastoral do Migrante
5 de junho de 2023
Renovação Carismática Católica realiza Retiro de Pentecostes
12 de junho de 2023

Paróquias da Diocese de Caçador celebram Corpus Christi

O dia 08 de junho foi marcado por muitas manifestações de fé e reflexão. Milhares de fiéis de toda a Diocese de Caçador estiveram reunidos para a celebração de Corpus Christi. Cada uma das 25 paróquias preparou e realizou a celebração de forma diferenciada. Na microrregião de Caçador, as três paróquias: Nossa Senhora Rainha, Cristo Redentor e Catedral São Francisco de Assis, estiveram envolvidas na organização da solenidade, desde a confecção dos tradicionais tapetes de serragem que neste ano tiveram reflexões bastante importantes, como o Ano Vocacional, apelos pela paz e pelo cuidado da Casa Comum, até a celebração litúrgica.

A Santa Missa foi celebrada pelos padres Wilson Maiorki, pároco da Catedral e Renato Luiz Caron, vigário geral e pároco da Paróquia Cristo Redentor, além dos demais padres que atuam nas paróquias de Caçador, uma vez que o bispo diocesano Dom Cleocir Bonetti se encontra em visita pastoral, na Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo. Após a celebração, realizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, os presentes seguiram em procissão até a Catedral, onde foi realizada a adoração e benção do Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia, padre Renato enfatizou o significado que esta data tem para a Igreja e para todos que dela comungam, agradeceu o empenho e dedicação de todos que trabalharam para que a celebração pudesse acontecer e refletiu sobre a importância de despertarmos os jovens para as vocações religiosas, lembrando o Ano Vocacional que tem como tema Vocação: Graça e Missão e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24032-33). “Precisamos que a Eucaristia chegue em nossas comunidades, mas precisamos também que os jovens sintam o chamado de Deus para a vocação”, disse.

Também em Caçador, na Área Pastoral do bairro Martello, na Comunidade São Marcos, a data foi celebrada na parte da manhã, com missa presidida pelo padre Edimar Blaskowski e logo após procissão.

Um dos diferenciais foi na celebração de Lebon Régis que contou com tapetes confeccionados com roupas e alimentos que serão destinados às famílias carentes do município. A solenidade foi celebrada pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, Edson De Bortoli.

Em Porto União a celebração iniciou na Matriz Nossa Senhora das Vitórias sendo presidida por Dom Walter Jorge, bispo da diocese de União da Vitória, seguindo com a procissão pelos tapetes enfeitados até a Catedral Sagrado Coração de Jesus em União da Vitória, onde encerrou com a benção solene do Santíssimo Sacramento.

Também em Porto União a paróquia São Pedro e São Paulo celebrou Corpus Christi com a participação dos Bombeiros Militares.

 

O sentido da Festa de Corpus Christi

Celebrada sempre na quinta-feira, depois da oitava de Pentecostes, ou mais precisamente, depois da Solenidade da Santíssima Trindade, a Festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa Corpo de Cristo, é celebração importantíssima para os cristãos católicos. Um momento onde os fiéis testemunham publicamente a presença real de Jesus na Eucaristia.

Confira EM BREVE alguns registros das celebrações em nossa Diocese.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X