Paróquia Santa Cruz recebe Visita Pastoral de Dom Cleocir Bonetti

Paróquia Divino Espírito Santo em Major Vieira acolhe apresentação do Plano Diocesano de Pastoral
23 de julho de 2024
Paróquia Imaculada Conceição em Videira recebe apresentação do Plano Diocesano de Pastoral
25 de julho de 2024
Paróquia Divino Espírito Santo em Major Vieira acolhe apresentação do Plano Diocesano de Pastoral
23 de julho de 2024
Paróquia Imaculada Conceição em Videira recebe apresentação do Plano Diocesano de Pastoral
25 de julho de 2024

Paróquia Santa Cruz recebe Visita Pastoral de Dom Cleocir Bonetti

Comunidade Campo dos Buenos

O bispo da Diocese de Caçador Dom Cleocir Bonetti iniciou no dia 05 de junho (quarta-feira) a Visita Pastoral na Paróquia Santa Cruz de Canoinhas, onde irá o acolher até meados do mês de agosto, visitando as 55 comunidades.

 

Comunidade Serra das Mortes – Nossa Senhora da Luz

No primeiro dia (05/06), durante a parte da manhã, a comunidade visitada foi o Campo dos Buenos (Padroeiro São Pedro), com uma distância de 60 quilômetros da Matriz Cristo Rei. No período da tarde mais duas foram visitadas, Taquarizal (Padroeiro São Sebastião) e Serra das Mortes (Padroeira Nossa Senhora  da Luz), acompanhado pelo padre Ludovino Labas, que neste dia celebrava 25 anos de ministério presbiteral.

Comunidade do Taquarizal

No segundo dia (06/06) de visitas pelas comunidades da paróquia, o bispo diocesano iniciou pela manhã a visita  pelas comunidades do Lageado (Padroeira Nossa Senhora Aparecida) e Valinhos (Padroeiro Senhor Bom Jesus). 

Comunidade do Lageado

Comunidade Valinhos

Na continuidade da Visita Pastoral, o bispo diocesano visitou as comunidades de 12 a 14 de junho. Destaque para a Comunidade Fartura, que celebrou a abertura do Jubileu dos 90 anos de fundação, um marco histórico para todas as famílias presentes.

Comunidade Santo Antônio do Wossgrau

Comunidade Fartura, Padroeiro São Roque (comunidade celebrando 90 anos de criação)

Comunidade Erval Bonito, Padroeiro Santo Antônio

Comunidade Estação Paciência, Padroeira Santa Catarina

Comunidade Santa Leocádia, Padroeiro São Sebastião

Comunidade Paula Pereira, Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição

No retorno a Canoinhas para dar sequência na Visita Pastoral, o bispo diocesano visitou as comunidades entre os dias de 27 a 29 de junho. Destaque para na Localidade Cerrito (padroeira Nossa Senhora Aparecida), onde Dom Cleocir reviveu momentos de sua infância subindo num pé de bergamóta (outro nomes que é chamada a fruta: Ponkan, vergamota, mimósa, etc…), alegrando a todos os fiéis presentes, mostrando como um pastor demonstra o amor para suas ovelhas.

Comunidade Taunay – Sagrado Coração de Jesus

Localidade Cerrito – Nossa Senhora Aparecida

Comunidade Sereia – Nossa Senhora de Fátima

Comunidade Felipe Schmidt – Sagrado Coração de Jesus

Comunidade Barra Mansa – São Pedro e São Paulo

Mais duas comunidades da Paróquia Santa Cruz em Canoinhas receberam a Visita Pastoral de Dom Cleocir Bonetti, bispo diocesano de Caçador.

A visita foi no domingo, 7 de julho e contemplou as Comunidades Alto da Tijuca, que tem como padroeiro Santo Antônio e Marcílio Dias, cujo padroeiro é São Bernardo.

Comunidade Alto da Tijuca – Santo Antônio

Comunidade Marcílio Dias – São Bernardo

A comunidade São Marcos da paróquia Santa Cruz de Canoinhas recebeu a Visita Pastoral de Dom Cleocir Bonetti, bispo diocesano de Caçador. A visita foi no sábado, 13 de julho. Dom Cleocir foi acolhido com muita alegria e com muito carinho pelos moradores e pôde conhecer as realidades de cada local. Após sua apresentação, foi realizada a celebração eucarística e o sacramento da crisma. Finalizando a Santa Missa, a comunidade convidou os presentes para sua confraternização.

Comunidade São Marcos

Na continuidade das vistas, o bispo diocesano se deslocou para outras comunidades, que foram a comunidade Vila Fuck (Padroeira Nossa Senhora das Graças) e Loteamento Santa Cruz (Padroeiro Bom Pastor).

Comunidade Vila Fuck (Padroeira Nossa Senhora das Graças)

Loteamento Santa Cruz (Padroeiro Bom Pastor)

Seguindo o itinerário das visitas pastorais, Dom Cleocir Bonetti esteve em mais quatro comunidades e duas instituições de Canoinhas. No dia 13, a visita foi na Comunidade Boa Vista – Sagrada Família. Já na quarta-feira dia 17 duas comunidades acolheram o bispo, Barreiros e Rio da Areia. Também no dia 17, Dom Cleocir visitou o 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoinhas, contando com a acolhida do tenente coronel Machado.

Comunidade de Barreiros – Padroeiro Senhor Bom Jesus

Na quinta-feira (18), foi a vez da Comunidade Paciência e do Hospital Santa Cruz receberem o bispo.  No hospital, Dom Cleocir foi acolhido pelos funcionários, conheceu a estrutura e alguns setores. Visitou a capela e também rezou com os pacientes que estão internados na unidade.

Visita ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas (Foto autorizada pelo paciente e familiares)

Na continuidade das visitas pastorais, Dom Cleocir Bonetti esteve em mais seis comunidades. Na sexta-feira, dia 19, as visitas foram Entre Rios (Padroeira Santa Catarina), Cristo Rei (Padroeiro Santo Antônio), Santa Haidê (Padroeiro São Francisco). 

Entre Rios (Padroeira Santa Catarina)

Cristo Rei (Padroeiro Santo Antônio)

Santa Haidê (Padroeiro São Francisco)

Na sexta-feira (19), um destaque durante a visita na comunidade Cristo Rei foi a benção de 50 anos do matrimônio do casal, senhor Alvir Antônio Bona e dona Tereza Maria Borille Bona. 

benção de 50 anos do matrimônio do casal

No sábado, dia 20, duas comunidades acolheram o bispo, Arroios (Padroeiro São Lourenço) e Salseiro (Padroeira Nossa Senhora das Graças). Um destaque durante a visita na comunidade do Arroios foi a santa missa para o sacramento da crisma, envolvendo diversos jovens, familiares e membros da comunidade.

Arroios (Padroeiro São Lourenço)

Salseiro (Padroeira Nossa Senhora das Graças

E no domingo, dia 21, outras duas comunidades foram visitadas, Aparecida (Padroeira Nossa Senhora Aparecida) e Piedade (Padroeiro Santo Expedito).

Aparecida (Padroeira Nossa Senhora Aparecida)

Piedade (Padroeiro Santo Expedito)

Ocorreram momentos interessantes durante a visita na comunidade Aparecida. O primeiro é sobre um senhor que estava acamado no Hospital Santa Cruz que o bispo visitou na quinta-feira (18). Ele disse ao bispo que quando melhorasse, faria questão de se fazer presente no primeiro banco durante uma santa missa, e se Deus permitisse que ainda fosse durante a visita pastoral. Então o milagre acontece, este senhor melhora e consegue estar presente na visita deste domingo, na presença de Dom Cleocir Bonetti. O segundo ponto é a emoção do Ministro Ari Marko, que pertence à comunidade matriz Cristo Rei, em relatar a emoção em poder servir numa celebração juntamente com o bispo diocesano, um momento abençoado na vida dele. Outros destaques foram nas comunidades Aparecida e Piedade que realizaram as santas missas para o sacramento da crisma, envolvendo diversos jovens, familiares e membros da comunidade junto com a visita pastoral.

senhor melhora e consegue estar presente na visita deste domingo, na presença de Dom Cleocir Bonetti.

Emoção do Ministro Ari Marko, em poder servir numa celebração juntamente com o bispo diocesano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A presença do Dom Cleocir encantou a todos e deixou um ambiente mais leve e feliz, levando esperança e amor: o amor vivo de Jesus Cristo, passando, uma palavra de paz e cuidado aos que passam por momentos difíceis.

Além de fortalecer os laços e a ideia da proximidade, o bispo reafirmou o compromisso da diocese com o serviço pastoral.
O itinerário em Canoinhas prossegue até o mês de agosto. A iniciativa pretende alcançar as quase 500 comunidades da Diocese de Caçador até 2025.

 

A Visita Pastoral continua nos meses de julho e agosto. Em breve novas atualizações.

Fotos: Comunidades da Paróquia Santa Cruz de Canoinhas

 

Acesse nossas redes sociais para acompanhar as demais fotos: Facebook e Instagram

Elaine Karch de Almeida & Gustavo Henrique Guedes Fambomel

Pastoral da Comunicação

 

1 Comment

  1. Neide Magali Machado Fosgrau disse:

    Estou muito feliz pelas visitas de Dom Cleocir em nossa paróquia Santa Cruz de Canoinhas. E ansiosa pela visita em minha comunidade, Nossa Senhora de Fátima da Sereia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X