Microrregião de Videira define novo coordenador
23 de fevereiro de 20241º Fórum Diocesano das Pastorais Sociais em Caçador: Solidariedade e Planejamento
26 de fevereiro de 2024O Teatro “Estrelas de Compaixão” une a Comunidade em Reflexão e Solidariedade
No mês de dezembro de 2023, o palco foi mais do que um espaço de representação artística. Nos dias 15 e 20, o Quintal Social e a Comunidade Santa Clara em Caçador, se tornaram cenários de reflexão e conscientização por meio do espetáculo “Estrelas de Compaixão, uma história sobre saciar a fome e semear a esperança”.
A iniciativa não se limitou ao entretenimento; foi um convite à reflexão sobre a realidade da fome e a importância da solidariedade. A temática “Fraternidade e fome”, alinhada ao lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, ecoou através das performances dos atores e atrizes, tocando os corações dos espectadores e inspirando ações concretas em prol daqueles que enfrentam a escassez alimentar.
A colaboração entre entidades e o apoio da Mitra Diocesana através do Fundo Diocesano de Solidariedade, ressaltam a força da união em busca de um propósito maior. A peça não apenas ilustrou a problemática da fome, mas também incentivou a comunidade a se mobilizar em iniciativas de apoio mútuo, reforçando os laços de solidariedade e compaixão envolvendo atores e atrizes de idades variadas, adultos e crianças unidos pelo coração através de toda a mística que envolve o tempo do advento, retrata o tempo de espera e preparação para a tão aguardada chegada do Salvador.
O evento não foi apenas um espetáculo teatral; foi um chamado à ação, convidando todos a olhar para além do palco e se engajar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. As fotografias desses momentos especiais capturam não só a arte em cena, mas também o espírito colaborativo e comprometido de cada indivíduo envolvido nessa jornada pela empatia e pela erradicação da fome em nossas comunidades.
Vale ressaltar que inúmeros talentos foram revelados e pudemos contar com a colaboração de muitas pessoas que se dedicaram muito mais que unicamente nos dias das apresentações, mas, desde setembro com planejamento e execução do projeto, ensaios, confecção de figurino e organização dos espetáculos. Um dos frutos desse projeto, foi a criação do grupo teatral “Estrelas do Quintal”.
Que o legado deixado por essas apresentações inspire continuamente gestos de solidariedade e a construção de um mundo onde todos tenham acesso ao alimento e à dignidade.
Texto: Fernanda de Fátima Maciel – Responsável pelo projeto
Fotos: Edson Porto – Fotógrafo de Caçador
1 Comment
[…] Um exemplo de como o FDS auxilia, o projeto Teatro “Estrelas de Compaixão, uma história sobre saciar a fome e semear a esperança”, que aconteceu durante os dias 15 e 20 de dezembro de 2023 no Quintal Social e a Comunidade Santa Clara em Caçador, um dos frutos desse projeto, foi a criação do grupo teatral “Estrelas do Quintal”. Matéria sobre o teatro […]