Paróquias de Papanduva e Timbó Grande acolhem novos padres
4 de março de 2024Conselho Missionário Regional se reúne em Lages para reunião
5 de março de 2024Ministros Extraordinários da Eucaristia vivenciam dia de formação e espiritualidade
Um dia de espiritualidade e formação. Assim foi o domingo (3) para os Ministros Extraordinários da Eucaristia que participaram de um retiro organizado pela microrregião de Caçador. O momento foi vivenciado na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Linha Rio Bugre e contou com a participação das três paróquias: Cristo Redentor, Nossa Senhora Rainha e São Francisco de Assis. A programação do encontro contou com café, animação, pregações, almoço e Santa Missa.
Foram cinco momentos de pregação assessorados por Ana Lucimar Dallelaste e Joldemar Duarte Bello, membros da Renovação Carismática Católica da Diocese de Caçador (RCC). O primeiro teve como reflexão o questionamento “Quem sou eu?” (Gn 1,26-28(a)). O segundo momento aprofundou a parábola do Bom Samaritano. O terceiro abordou a “Comunhão dos discípulos missionários na igreja” (Mc 3,14). A quarta pregação propôs o caminho “Chamados a viver em comunhão” (1 Jo 1,1-4) e o quinto momento teve como inspiração bíblica “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19).
Para o participante Valmir Alves da Cruz, foi um momento de rever e refletir a forma com que os ministros encaram essa missão. “Foi a oportunidade de vermos a nossa missão na Igreja de uma maneira diferente. Hoje nossas atividades são realizadas muito no automático e fazer com que isso tenho um significado especial é o mais importante. As pessoas precisam estar alegres porque estamos levando ao nosso irmão algo de bom e de mais valioso que é Cristo Jesus presente na Eucaristia”, afirma.
Ele destaca que o encontro fortaleceu a unidade entre os participantes e renovou a fé e a esperança na caminhada, recordando o compromisso feito pelos discípulos missionários. “Ficamos muito felizes com essa vivência, com esse dia de espiritualidade, que nos dá ânimo e coragem para irmos adiante, reconhecendo o sacrifício que Jesus fez por nós e percebendo a graça que Deus nos dá de participarmos do plano Dele”, completa.
Elaine Karch de Almeida
Pastoral da Comunicação