Microrregião de Arroio Trinta se reúne para segunda reunião

Seminário em Brasília reúne 230 ecônomos e profissionais que atuam na gestão eclesial em dioceses brasileiras
15 de maio de 2024
Microrregião de Porto União se reúne para segunda reunião
20 de maio de 2024
Seminário em Brasília reúne 230 ecônomos e profissionais que atuam na gestão eclesial em dioceses brasileiras
15 de maio de 2024
Microrregião de Porto União se reúne para segunda reunião
20 de maio de 2024

Microrregião de Arroio Trinta se reúne para segunda reunião

Na noite desta quinta-feira (16), a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolheu a segunda reunião do ano da microrregião de Arroio Trinta que compreende também as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Treze Tílias, São Luiz Gonzaga de Iomerê, Santa Juliana de Salto Veloso, Nossa Senhora dos Campos/Rainha da Oração de Arroio Trinta e Macieira. O encontro reuniu lideranças das quatro paróquias, membros do Secretariado Diocesano de Pastoral (SDP), padres, além de representantes de pastorais e movimentos da diocese.

A atividade iniciou com a receptividade e oração realizada pela paróquia acolhedora. Em seguida foi realizado a leitura da ata conduzida pelo padr Moacir Caetano. O Diácono Lidio Luiz Manenti conduziu a sequência dos trabalhos. Entre os temas de maior destaque na pauta foi o feedback positivo relatado pelas paróquias com relação as apresentações do novo Plano Diocesano de Pastoral (PDP) conduzidas pela equipe do secretariado diocesano de pastoral (SDP) junto com o padre Valmor José de Deus, coordenador diocesano de pastoral. 

Sobre o Plano de Pastoral, padre Valmor reafirmou a motivação das paróquias a organizarem os seus Planos Paroquiais e também destacou a alegria de ter apresentado o plano em todas paróquias da microrregião. “Enfatizo a importância do compromisso de caminharmos juntos na microrregião, especialmente com relação ao Projeto Prioridade Diocesana (Fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias) que faz parte do PDP. É preciso ser assumido por todos, como Dom Cleocir sempre destaca em suas falas”, afirmou. 

O coordenador de pastoral motivou sobre a participação da próxima reunião do CODIPA que acontecerá no dia 01 de junho, além de reforçar o pedido para que cada paróquia para a escolha um codipeiro titular e um reserva, pois quando um não puder estar presente o outro pode representar a paróquia. Ele ainda ressaltou a relevância que as micros tem para a diocese. “As reuniões de microrregião têm sua importância, pois são um espaço  eletivo, deliberativo e comunitário”, disse.

Outros assuntos foram: definição do diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que permanece com o padre Almedo Driedrich da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Treze Tílias, mas o padre Arlindo Tonetta da paróquia São Luiz Gonzaga se prontifica em auxiliar nos processos do retiro; mobilização sobre a Peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida para celebrar junto com o bispo diocesano o Jubileu de 55 anos de criação da diocese; as inscrições para a Escola de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja, Ética e Cidadania, organização a 32ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima; com relação a Escola Diocesana Catequética, houve um debate da necessidade de se construir uma Escola Catequética Microrregional, entretanto ficou de ser estudado durante os próximos meses. Por fim, o Diácono Lídio compartilhou a a definição em relação da Visita Pastoral do Bispo em Arroio Trinta e Macieira, que acontecerá durante o período de 21 de maio até 31 de maio.

Fotos e Texto: Gustavo Henrique Guedes Fambomel (Pastoral da Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X