Experiência da IVC da Diocese de Caçador será partilhada em Seminário Nacional
Teve início nesta terça-feira, dia 05, e se estende até quinta-feira, dia 07, o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã (IVC) voltado para Presbíteros e inscritos. A iniciativa é realizada, de forma on-line e inédita, pela a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação acontece por meio da plataforma Zoom, e contará com certificação emitida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio.
A programação conta com a participação de vários bispos e padres do Brasil. A proposta, segundo a assessora da Comissão, Mariana Venâncio, é de refletir com os presbíteros sobre as implicações pastorais da Iniciação à Vida Cristã (IVC); o papel da Catequese a serviço da IVC, além de abordar temas importantes para se compreender a teologia da IVC, como a mistagogia, por exemplo. “Além disso, o seminário irá apresentar experiências e pistas para a implementação do projeto da IVC, que poderão orientar os presbíteros que tiverem dúvidas sobre como começar”, argumentou.
Representando a Diocese de Caçador, o padre Edson De Bortoli, assessor eclesiástico da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã, participará do seminário nesta quinta-feira. Ele apresentará uma partilha sobre a implementação da IVC na diocese e a recuperação da ordem sacramental.
O assessor da Comissão, padre Jânison de Sá, conta que a iniciativa buscará animar e motivar todos os presbíteros para que possam assumir sempre mais o projeto da Iniciação à Vida Cristã em suas comunidades. “Nós percebemos a necessidade, a urgência desse maior envolvimento de todos os padres nessa missão tão bonita que é iniciar na fé às pessoas, às gerações. E por isso a presença, o apoio, a atuação do presbítero é fundamental”, disse.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB