Dom Cleocir Bonetti participa da instalação da nova Arquidiocese de Chapecó

Diocese de Caçador cria canal no WhatsApp
31 de janeiro de 2025
Referencial no Brasil, Bispo de Caçador comparece à Assembleia da CNP no Espírito Santo
13 de fevereiro de 2025
Diocese de Caçador cria canal no WhatsApp
31 de janeiro de 2025
Referencial no Brasil, Bispo de Caçador comparece à Assembleia da CNP no Espírito Santo
13 de fevereiro de 2025

Dom Cleocir Bonetti participa da instalação da nova Arquidiocese de Chapecó

Um dia histórico para a igreja em Santa Catarina, com demonstração de fé, trabalho e muito reconhecimento da atividade pastoral. O Bispo da Diocese de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, participou, no último domingo (09) em Chapecó, da instalação da recém criada Arquidiocese de ChapecóCom a nova configuração das províncias eclesiásticas, anunciada pelo Papa Francisco em 5 de novembro de 2024, a Diocese de Caçador passa a fazer parte dessa nova região administrativa da Igreja Católica no estado, integrando a Arquidiocese de Chapecó  juntamente com as Dioceses de Lages e Joaçaba como sufragâneas.

Neste mesmo contexto, está programado para o próximo dia 23 de fevereiro a instalação da nova região eclesiástica da Arquidiocese de Joinville, que terá as Dioceses de Rio do Sul e Blumenau como sufragâneas.  Florianópolis, por sua vez, manteve Tubarão e Criciúma como dioceses sufragâneas

O Bispo de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, vice-presidente do regional Sul-4 da CNBB, mantém sua atividade dentro da Diocese.  Dom Odelir José Magri, MCCJ, foi nomeado arcebispo de Chapecó, e dom Francisco Carlos Bach nomeado arcebispo de Joinville. Ambos detêm poderes episcopais em suas próprias arquidioceses e possuem jurisdição limitada sobre as dioceses sufragâneas, conforme estabelecido pelo Direito Canônico.

Em sua fala, representando os bispos da nova província eclesiástica da Arquidiocese de Chapecó, Dom Cleocir comentou sobre a importância desse momento: 

“Hoje instalamos oficialmente uma nova província eclesiástica no nosso regional Sul-4 da CNBB, em Santa Catarina. Este momento certamente marca profundamente as nossas Dioceses, a de Caçador, mas também Lages, Joaçaba e Chapecó. Quando nós dizíamos que hoje, oficialmente, instalamos, significa que nós estamos assumindo, juntos, um compromisso. Juntos, esta é a espiritualidade sinodal, de caminharmos juntos, em unidade, em sintonia, em sinfonia, em comunhão. Por isso, nós queremos lembrar que a nossa Província Eclesiástica é um grande mosaico de realidades diferentes, um mosaico de culturas, de etnias, de cores e sabores. Assim, queremos dizer da nossa alegria, como dioceses sufragâneas, de nos colocarmos em profunda sintonia, com o nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Odelir José Magri, que o saudamos com alegria”, comentou o Bispo de Caçador. 

“Queremos fazer eco, àquilo que ouvimos na liturgia, para lançarmos as redes, é a palavra de Deus que deve nortear a nossa província eclesiástica, é a atenção àquilo que Jesus diz, que vai nortear a caminhada da nossa Diocese, por isso queremos, conjuntamente, assumirmos a missão de darmos mais atenção, porque às vezes, inclinamos os nossos ouvidos, para palavras que não exatamente as de Jesus, e dando atenção à palavra de Jesus, é que a pescaria, a missão, o trabalho será generoso, abundante. Parabéns Dom Odelir, e queremos sempre estar atentos, a ouvir o que Jesus tem a nos dizer, também sejamos anunciadores dessa palavra, que é a palavra de Jesus, que é a palavra de Deus. Que o homem da palavra, Santo Antônio, nos ajude a anunciarmos que, acima de tudo, testemunharmos a palavra do Senhor. Parabéns a nossa nova Arquidiocese de Chapecó! Viva!”. 

A missa-cerimônia contou a participação de milhares de pessoas, que lotaram a Catedral Santo Antônio, em Chapecó. Mais de 50 padres e sete bispos da CNBB regional Sul-4 participaram, incluindo sacerdotes da Diocese de Caçador, além de coroinhas e acólitos de Fraiburgo e Caçador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira como foi a celebração de Instalação da Arquidiocese de Chapecó e nova província eclesiástica:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X