Foi eleito nesta terça-feira, 04 de julho, durante a Encontro dos Bispos e Coordenadores de Pastoral, realizada em Joinville (SC), o novo presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4. Trata-se do bispo da Diocese de Caçador (SC) e vice-presidente da CNBB Sul 4, dom Cleocir Bonetti. Até então, ele estava a frente da Comissão Pastoral para o Laicato.
Biografia
Dom Cleocir Bonetti – Nascido em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), dom Cleocir cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Passo Fusso (RS). Possui pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.
Em 1998, exerceu as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). Foi formador e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, de 1999 a 2001, vigário paroquial da paróquia São Cristovão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Também assumiu a formação dos teólogos, em Passo Fundo, em 2009 e a formação de teólogos e filósofos, em Passo Fundo (RS).
Foi representante do clero, do regional Sul 3 da CNBB, representante do clero da diocese de Erexim (RS). É membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Pastoral Presbiteral da diocese de Erexim. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar de Idosos de Erechim.
A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil.
Sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
Missão: Ocupar-se com a vocação e formação para o ministério ordenado, com a vida e atividade pastoral dos diáconos, presbíteros e bispos, e com a vida consagrada.
Por CNBB Sul 4