Diocese de Caçador acolhe o Sulão 2023 da IAM

CNBB Sul 4 realiza a 55ª Assembleia Regional de Pastoral
21 de agosto de 2023
Clero da Diocese de Caçador celebra o Dia do Padre
22 de agosto de 2023
CNBB Sul 4 realiza a 55ª Assembleia Regional de Pastoral
21 de agosto de 2023
Clero da Diocese de Caçador celebra o Dia do Padre
22 de agosto de 2023

Diocese de Caçador acolhe o Sulão 2023 da IAM

Durante os dias 18 a 20 de agosto, a Diocese de Caçador foi casa de cerca de 60 lideranças da Infância e Adolescência Missionária dos três estados do sul do Brasil. Eles participaram do Sulão 2023, com o tema “A missão se faz em comunhão” realizado no Centro de Formação João Paulo II, Linha Castelhano, cidade de Caçador/Santa Catarina.

O encontro iniciou na sexta-feira com a acolhida dos missionários na casa de formação e em seguida houve a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Renato Luiz Caron, assessor eclesiástico do COMIDI. Após a missa ocorreu a apresentação dos participantes através da  dinâmica “árvores de sapatos”.

 A manhã do sábado iniciou-se com a mensagem de boas vindas – veiculada através de vídeo – do bispo diocesano e Vice-Presidente do Regional Sul 4 da CNBB Dom Cleocir Bonetti. Em  seguida, o encontro contou com a assessoria do Padre Stefano Rachietti, sacerdote da arquidiocese de Curitiba que trabalhou a temática sobre “Missão”, onde destacou-se na frase que ‘missão é a mãe da igreja’. Segundo ele, a missão não é mais uma atividade entre outras para a igreja, mas participação na vida divina que lhe confere sua identidade. 

No final da manhã,  outra mensagem recebida através de vídeo foi a de Dom Odelir José Magri, MCCJ, bispo da Diocese de Chapecó e Presidente do Regional Sul 4 da CNBB. Ela falou sobre o Projeto Missionário para Moçambique/África que está em preparação pelos regionais do Sulão (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Inicialmente, um sacerdote da Arquidiocese de Florianópolis, que pertence ao Regional Sul IV, irá para Moçambique. Porém, futuramente, pensa-se em constituir uma equipe missionária.

No período da tarde os participantes realizaram missão nas comunidades da Área Pastoral do bairro Martello, colocando em prática a experiência  missionária, levando o Evangelho de Cristo ao povo local.  Em cada casa visitada, os missionários entregaram uma lembrança à família.  Para concluir o dia missionário,  realizou-se a celebração eucarística em cada comunidade visitada. No período da noite aconteceu o momento cultural contando com a participação especial dos Músicos do Contestados.

O domingo pela manhã iniciou com a Celebração Eucarística.  Em seguida, foram feitas as avaliações dos momentos de missão e repassadas orientações  da coordenação nacional.

Peregrinação da Vela Missionária

Em sintonia de se fazer memória e celebrar os 180 anos da IAM, foram enviadas algumas velas peregrinas para cada diocese, conhecidas como símbolos comemorativos. Na  Diocese de Caçador, a vela chegou no dia 03 de junho à cidade de Canoinhas, na comunidade Salto d’Água Verde, permanecendo uma semana em cada paróquia ou comunidade que já tiveram e que possui grupos articulados da IAM.

 

Em nossa Diocese, a peregrinação das velas será finalizada no dia 29 de outubro no Santuário Nossa Senhora de Fátima – Mãe dos Pobres em Fraiburgo.

Breve História

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou-se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal. 

Em 1922, o Papa Pio XI declarou a Obra da Santa Infância como “Pontifícia”, ou seja, ela difere da atividade apostólica transitória, pois sua organização e testemunho são aprovados e assumidos como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Na Diocese de Caçador, a IAM iniciou suas atividades por volta do ano de 1985 na paróquia Nossa Senhora Rainha na cidade de Caçador/SC a partir da motivação do Padre Gilberto da Congregação São Francisco de Salles  pela 

Link Oficial da IAM: https://www.pom.org.br/iam-jornada/

Texto
Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom Diocese de Caçador com informações da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) 
Fotos
Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom Diocese de Caçador - Membros da Coordenação da Infância e Adolescência Missionaria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X