A Arquidiocese de Florianópolis acolhe nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de março, a primeira reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB Sul 4, em 2022. Realizado na Casa de Retiros Vila Fátima, no bairro Morro das Pedras, o encontro reúne bispos, coordenações diocesanas de pastoral, e as representações estaduais das pastorais, movimentos, organismos e serviços da Igreja Católica no estado de Santa Catarina.
A reunião do Conselho foi iniciada com a fala de acolhida do arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, que destacou a importância do espaço do Conselho de Pastoral. “Nesta reunião, na qual refletimos a caminhada pastoral da nossa Igreja, acolhemos aqui em Florianópolis as expressões da ação evangelizadora em nosso estado. Que estes dois dias de reunião sejam inspirados pela ação do Espírito de Deus”, declarou o arcebispo.
Em seguida, os membros do Conselho participaram da oração inicial conduzida pela Diocese de Criciúma. Dando início aos trabalhos da reunião, o bispo de Joinville e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach, fez alguns apontamentos dos assuntos que serão trabalhados:
“Todos nós, pelo batismo, recebemos o dom de perceber a verdade da fé e descobrir quais são os caminhos do evangelho, dia após dia. Estes dois dias de Conselho de Pastoral serão um momento de olhar para a realidade eclesial das nossas comunidades, e a realidade social do nosso povo a partir dos ecos da Assembleia Eclesial”, destacou o dom Francisco.
Programação
A Reunião será conduzida a partir dos apontamentos da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada em novembro de 2021. Colaboram na assessoria da reunião a presidente do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, e o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da CNBB Sul 4