Padre Fábio recebe Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Porto União
28 de maio de 2024Diocese de Caçador presente na 42ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB
3 de junho de 2024Celebração de Corpus Christi pelas Comunidades da Diocese de Caçador
A Diocese de Caçador viveu um dia de fé e união nesta quinta-feira, 30 de junho, com as celebrações de Corpus Christi. Cada paróquia organizou suas procissões, missas e atos de caridade, envolvendo milhares de fiéis em um evento marcado pela espiritualidade e pela demonstração pública de fé.
A partir das primeiras horas da manhã, as ruas das cidades que compõem a diocese começaram a ser decoradas com tapetes coloridos, feitos de serragem, areia e outros materiais. Os tapetes, que formam imagens religiosas e símbolos católicos, são uma tradição que remonta ao século XIII e simbolizam a preparação do caminho para a passagem do Santíssimo Sacramento. Diversos voluntários, de várias idades, se mobilizaram para contribuir com o evento. O envolvimento das comunidades foi fundamental para o sucesso das celebrações.
Ao longo do dia, as paróquias realizaram missas especiais de Corpus Christi, que contaram com a participação massiva dos fiéis. Na cidade e microrregião de Caçador as três paróquias celebraram juntas próximo a pracinha Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo pároco da Catedral São Francisco de Assis padre Wilson Maiorki, como também a presença dos demais padres da cidade. Pastorais e movimentos da diocese produziram os tapetes que fizeram memória, entre outros temas, a Jesus Eucarístico, à importância da fé, à solidariedade à população do Rio Grande do Sul e ao Jubileu da Igreja “Peregrinos da Esperança”.
Após a missa, teve início a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento, que percorreu as principais ruas do centro das cidades. Fiéis acompanhavam o ostensório carregado pelos padres, entoando cânticos e orações, uma verdadeira manifestação de fé, espiritualidade e amor a Cristo.
Em virtude da Visita Pastoral, o bispo diocesano Dom Cleocir Bonetti celebrou junto o dia de Corpus Christi com as comunidades de Arroio Trinta e Macieira.
As celebrações de Corpus Christi na Diocese de Caçador reforçaram a fé e a devoção dos fiéis, além de promoverem a solidariedade e o sentido de comunidade. Em um dia repleto de simbolismo e espiritualidade, a presença de Cristo na Eucaristia foi celebrada de maneira vibrante e participativa, fortalecendo os laços entre os membros da Igreja e a sociedade.
As fotos das demais paróquias podem ser acessadas pelo Facebook e Instagram;
Texto: Gustavo Henrique Guedes Fambomel / Pascom
Fotos: Paróquias da Diocese