Legião de Maria em permanente ação missionária
13 de setembro de 2019Seminário Cura D’ars convida para Estágio Vocacional
16 de setembro de 2019Carta da equipe organizadora da Romaria da Terra e das Águas para as Dioceses e Pastorais
O bispo de Lages, dom Guilherme Werlang, assinou uma carta enviada para todas as Dioceses e Pastorais do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre a 25ª Romaria da Terra e das Águas. Na carta, além de animar a participação dos romeiros e romeiras, o bispo faz algumas indicações sobre a alimentação no dia do evento. Leia a carta na íntegra:
Aproxima-se a realização da 25ª Romaria da Terra e das Águas, no próximo dia 15 de setembro. A Diocese de Lages tem a graça de pela 5ª vez ser a anfitriã e aproveita esta oportunidade para também celebrar os 90 anos de sua instalação. Temos a alegria de acolhê-los na Paróquia São Pedro em São José do Cerrito (BR 282).
A Romaria está sendo preparada com carinho pela Diocese em comunhão com o Regional Sul 4 da CNBB. A expectativa tem aumentado à medida que se aproxima o dia. Escrevemos às Dioceses irmãs e às Pastorais do nosso Regional, reforçando nosso convite e esperamos sua divulgação, convite e empenho na presença.
A Romaria é um momento de ecoar tantas formas de violência e nos juntar ao coro do Papa Francisco: “Nenhuma família sem casa (TETO), nenhum camponês sem-terra (TERRA), nenhum trabalhador sem direitos (TRABALHO)” e proporciona troca de experiências, de sementes …, socializando entre pastorais e movimentos populares, saídas alternativas para sobreviver nestes tempos duros e atuais.
A Romaria deste ano acontecerá na modalidade de “Festa Anual das Tendas”, característica experiência da Diocese de Lages, com grande partilha de alimentos pra todos os romeiros(as). Portanto, não será permitida a comercialização de qualquer espécie no espaço da Romaria.
Na página 37 do livro do Texto-Base em preparação à Romaria, há orientações do que pedimos aos participantes. Por isso, lembramos da necessidade de todos trazerem lanche para ser partilhado durante a viagem e no espaço da Romaria. As Paróquias de Lages estarão disponibilizando almoço para os participantes (carreteiro e risoto). Assim, é necessário trazer prato, talheres e copos (não haverá disponibilidade destes no espaço das tendas de alimentação), junto com os outros pertences.
Será muito útil para a Equipe Organizadora saber com antecedência, uma previsão de quantos romeiros(as) estarão sendo deslocados de sua Diocese ou Pastoral. O número deverá ser informado na 52° Assembleia Regional Pastoral nos próximos dias 23 e 24 de agosto.
Pedimos ainda que, se houver sobras do material distribuído, como a oração da Romaria, que seja trazido para uma panfletagem durante a caminhada.
“SALVE, SALVE A CAMINHADA, SALVE, SALVE A ROMARIA,
EM BUSCA DE UMA NOVA AURORA, DE UM NOVO DIA!” (Zé Vicente)
Dom Guilherme Antonio Werlang
Bispo Diocesano