Acolhendo e promovendo qualidade de vida, Pastoral da Pessoa Idosa realiza Assembleia Avaliativa

SANTUÁRIO DIOCESANO PARTICIPA DO DESFILE CÍVICO
9 de setembro de 2024
Catequeses Mistagógicas na Diocese celebram maturidade de fé de jovens à serviço da comunidade
1 de outubro de 2024
SANTUÁRIO DIOCESANO PARTICIPA DO DESFILE CÍVICO
9 de setembro de 2024
Catequeses Mistagógicas na Diocese celebram maturidade de fé de jovens à serviço da comunidade
1 de outubro de 2024

Acolhendo e promovendo qualidade de vida, Pastoral da Pessoa Idosa realiza Assembleia Avaliativa

Promover o fortalecimento espiritual e o bem-estar integral das pessoas idosas em suas famílias, iluminando todas as dimensões do envelhecimento com o olhar da fé cristã e fomentando a cultura do cuidado ao ser humano em sua dignidade plena, são alguns dos objetivos da Pastoral da Pessoa Idosa. No último sábado (21/09), a Pastoral realizou sua Assembleia Avaliativa no Centro de Formação João Paulo II, localizado na Linha Castelhano, em Caçador.

O evento contou com a presença de palestrantes profissionais, como nutricionista, enfermeira e psicólogo, que partilharam sobre os desafios enfrentados por familiares e cuidadores, destacando a importância do acolhimento, da atenção plena e do combate à solidão, especialmente no contexto da convivência familiar, reforçando o chamado de Cristo ao cuidado com os mais vulneráveis.

Coordenadores das 10 paróquias que integram a Diocese de Caçador, onde a Pastoral da Pessoa Idosa está presente, participaram da Assembleia. O evento contou, ainda, com a participação de sacerdotes e com a presença ilustre de Dom Cleocir Bonetti, Bispo Diocesano de Caçador. Dom Cleocir, em seu testemunho, relembrou como a convivência com os idosos em uma casa de repouso foi um marco importante em sua caminhada vocacional, levando-o a aprofundar sua entrega ao serviço do Reino de Deus.

Elía Ziger, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, destacou a importância da acolhida, ressaltando como momentos como este são essenciais para o desenvolvimento das ações pastorais. “Tivemos a participação de cerca de 50 pessoas das 10 paróquias, e foi um encontro abençoado e enriquecedor, onde os palestrantes trouxeram conteúdos que destacaram a importância do cuidado com os idosos, inspirando-nos a servir com mais amor e atenção. Tenho certeza de que todos saíram edificados. Aproveitamos para discutir as metas para 2025 e esclarecer muitas dúvidas”, partilhou com alegria.

O encontro foi encerrado com uma dinâmica de partilha fraterna sobre o valor de dar e receber elogios, seguida da Santa Missa, presidida pelo Pe. Paulo Posonski, que nos lembrou da presença amorosa de Deus em cada gesto de cuidado e atenção que dedicamos aos nossos irmãos e irmãs da melhor idade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X