Fundada em 14/12/2015 pela iniciativa da Diocese de Caçador/SC, a Ação Social do Contestado (ASC) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos e de cunho social, que tem como principal linha de atuação o enfrentamento das desigualdades sociais e a promoção do ser humano, visando a inclusão da população menos favorecida e contribuindo, desta forma, no exercício da cidadania.

Desde sua fundação oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através do projeto Portal do Futuro, que oferece oficinas socioeducativas nas áreas de: música, teatro, dança, artes e práticas esportivas, como karatê e capoeira para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos de idade, na cidade de Lebon Régis.

A sustentabilidade da Ação Social do Contestado é garantida através de parcerias com Mitra Diocesana de Caçador, que disponibiliza um espaço físico para a realização das oficinas, bem como apoio financeiro para o custeio, além da Paróquia Santo Antônio, de Lebon Régis, a qual disponibiliza espaço físico do Salão do Bairro Núcleo Rio Doce para as atividades.

A Ação Social do Contestado realiza campanhas junto à Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas para a captação de recursos, os quais são depositados no Fundo da Infância – FIA para a execução destes projetos. A Ação Social promove ainda eventos, buscando o envolvimento da comunidade e a obtenção de recursos financeiros.

Atualmente a Ação Social do Contestado desenvolve dois principais projetos: Portal do Futuro e Ressignificar.

 

PORTAL DO FUTURO

O Projeto Portal do Futuro busca  proporciona aos participantes uma forma eficaz de acesso ao desenvolvimento da cidadania, evitando assim a exclusão social, haja vista que estas atividades buscam contribuir com o desenvolvimento físico – corporal cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável e, consequentemente, o afastamento das drogas e situações de violência - hoje os maiores problemas enfrentados em nossa sociedade, além de despertar nas crianças e adolescentes a valorização e respeito às diferenças. O Portal do Futuro busca, através de oficinas socioeducativas, oportunizar alternativas de inclusão social de crianças e adolescentes do município de Lebon Régis, contribuindo para a garantia de seus direitos, tendo em vista a superação das situações de vulnerabilidade, proporcionado o direito de estar inserido em um contexto social que promova seu desenvolvimento, despertando assim a autoestima e valorização pessoal, proporcionando a essas crianças e adolescentes sonhar com um futuro de oportunidades.

Promovendo ações de enfrentamento às violações de direitos, as atividades propostas pelo projeto, buscam proporcionar às crianças e adolescentes a busca pelo autoconhecimento. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades dos educandos e suas famílias. O projeto articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Atualmente contamos com oficinas socioeducativas de artes, dança, teatro, música, curso de montagem e manutenção de computadores e informática kids, totalizando 260 vagas para as oficinas socioeducativa, além de 20 vagas para o curso montagem e manutenção de computadores - voltado para inserção de adolescentes no mercado de trabalho, através de curso profissionalizante -, e 60 vagas para o curso de informática kids, dividido em três turmas com 20 alunos cada.

 

RESSIGNIFICAR

O projeto Ressignificar busca, por meio dos encaminhamentos dos serviços de proteção e vigilância social, bem como por meio do encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública, promover ações que visem ao bem-estar e à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias.

No escopo de suas atividades, o projeto tem como objetivo principal a promoção da saúde mental de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. Isso engloba a implementação de ações que proporcionem apoio emocional, prevenção de transtornos mentais e facilitem o acesso a serviços de saúde mental.

Paralelamente, o projeto se propõe a fortalecer a preservação de vínculos sociais e comunitários dos adolescentes, bem como garantir direitos fundamentais, acesso a bens socioculturais, convivência familiar, respeito e dignidade, que são direitos inalienáveis.

O projeto Ressignificar concentra seus esforços na efetivação dos direitos desses jovens, com especial destaque para a superação de situações de violações de direitos, com destaque para violência doméstica, violência sexual e o trabalho infantil, através de ações de prevenção e atendimento psicossocial individual para crianças e adolescentes, além de promover a busca pela redução de danos referente ao abuso de álcool e outras drogas, através de ações de prevenção e atendimento psicossocial individual para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades, bem como a promoção de sua saúde mental e suas famílias com aplicação do fortalecimento dos vínculos, promovendo ainda ações que trabalhem com o planejamento reprodutivo, a prevenção e o acompanhamento da gravidez na adolescência.

Busca-se garantir ainda atendimento psicossocial para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, adolescentes em situação de medida socioeducativa e de uso de drogas lícitas e ilícitas. Contamos atualmente com mais de 30 crianças e adolescentes, totalizando mais de 40 atendimentos por mês e 440 atendimentos anuais. São mais de 800 crianças e adolescentes que participaram das palestras de conscientização nas Escolas da Rede Municipal e Estadual do Munícipio de Lebon Régis.

 

CONFIRA MAIS DETALHES:

   FOTOS:

Palestras das campanhas nas escolas

 

Visita do Dom à Ação Social

Projeto Ressignificar