Dom Cleocir Bonetti realiza visita pastoral em Major Vieira

Pastoral do Surdo retoma atividades na Diocese
11 de março de 2025
Pastoral do Surdo retoma atividades na Diocese
11 de março de 2025

Dom Cleocir Bonetti realiza visita pastoral em Major Vieira

Dom Cleocir Bonetti está realizando mais uma jornada das suas visitas paroquiais. Dessa vez, a missão é na Paróquia Divino Espírito Santo, em Major Vieira, na microrregião de Canoinhas. Até o domingo, dia 30/03, a visita deve contemplar, pelo menos, 20 comunidades e igrejas, com missas pela cidade. As visitas pastorais são um instrumento de evangelização e unidade. Elas permitem que o bispo conheça a realidade das paróquias e comunidades, dialogando com as pessoas e entendendo, na prática, as necessidades, num momento de agradecimento, acolhimento e conversa peregrina. 

“Um dos principais objetivos da visita pastoral é conhecer o povo, até porque eu fui nomeado pelo Papa Francisco, e ele diz que o pastor tem que ter o cheiro das ovelhas, e nada melhor do que mostrar isso na prática, não somente na teoria. Ele também diz que nós devemos ser uma igreja em saída, e em primeira mão o bispo deve ser um bispo missionário, que peregrina, que anda, que vai ao encontro do seu povo, o seu rebanho das pessoas. Eu faço isso, então, seguindo o apelo, um apelo do papa que nomeou, que me nomeou para fazer o trabalho de pastor na Diocese de Caçador”, lembra Dom Cleocir, ressaltando apenas um dos grandes objetivos dos encontros nas comunidades. 

“Outra grande motivação é o de confirmar. Confirmar a fé na comunidade. Dizer que o bispo está aí para confirmar a comunidade na fé, para dizer que estamos juntos, queremos caminhar juntos e que eles podem sempre contar com a oração do bispo. Então um dos objetivos importantes é o de confirmar a comunidade na fé, para que perseverem, para que não desanimem, para que fiquem firmes na fé católica participando da comunidade, cultivando a espiritualidade e cultivando a vida comunitária”, diz Dom Cleocir, recordando os momentos de confraternização e alegria que a chegada às comunidades proporciona, além do agradecimento pelas orações recebidas por todos os peregrinos. 

“Devemos estar junto com o povo, estar próximo do povo, de dizer que os sofrimentos do povo são sofrimentos do bispo, então esse é um dos objetivos da vista também”. 

A expectativa é visitar as quase 500 localidades e comunidades, contabilizando todas as 25 paróquias da Diocese, em breve. As próximas visitas pastorais incluem as cidades de Irineópolis e Treze Tílias. Nos últimos meses, as comunidades nas Paróquias Santa Cruz, de Canoinhas; Nossa Senhora dos Campos – Rainha da Oração, de Arroio Trinta e Macieira e Paróquia Santo Antônio, de Lebon Régis, também receberam o Bispo.   

Para o padre Marlon Malakoski, pároco residente da Paróquia Divino Espírito Santo, o momento é um grande incentivo para a caminhada de fé. 

“Sem dúvida alguma um incentivo muito grande para a perseverança, para o fortalecimento de toda a vida, de toda missão pastoral, e também do fortalecimento da fé de cada um dos membros das nossas comunidades. Tem sido uma alegria chegar em cada comunidade ver acolhida, o quanto a comunidade está ansiosa por receber a presença do nosso bispo, do nosso pastor e na sua maneira de ser cada comunidade. Isso tem feito um jeito diferente de acolher, mostrando um pouco da sua cultura, da sua realidade, do seu povo, do seu jeito de ser. É um momento de muita graça e de muita benção tudo aquilo que temos experimentado com a visita pastoral”, ressalta.  

Confira algumas das fotos da visita na galeria e vídeos no final do texto:

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X