II Encontro de Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), em Fraiburgo, reúne crianças e responsáveis comprometidos com a missão
28 de outubro de 2024Diocese de Caçador passa a fazer parte da Província Eclesiástica da nova Arquidiocese de Chapecó
5 de novembro de 2024IV Seminário Diocesano de Liturgia e Catequese: Um Encontro de Formação e Reflexão sobre Música Litúrgica
Entre os dias 26 e 27 de outubro, a Diocese de Caçador promoveu o IV Seminário Diocesano de Liturgia e Catequese, reunindo catequistas, músicos, ministros e agentes de pastoral no Centro de Formação João Paulo II, no distrito de Castelhano, em Caçador. O evento, que teve como principal objetivo aprofundar o papel da música na liturgia, foi marcado por momentos de formação, reflexão e partilha de experiências. O seminário contou com a assessoria do Padre Claudir Meotti, líder da Pastoral Litúrgica da Diocese de Chapecó, que destacou a importância da música litúrgica no contexto das celebrações. Estiveram presentes cerca de 80 representantes de 17 paróquias da nossa diocese.
Música é rezar cantando
A música é de extrema importância na liturgia, pois, além de expressar os mais dignos louvores ao Deus Uno e Trino, ela auxilia o povo a rezar cantando. As canções litúrgicas, além de expressarem louvores e adoração, são também uma espécie de catequese, pois, através de suas letras e melodias, envolvem os fiéis e lhes apresentam Jesus, o Cristo de Deus.
Padre Claudir frisou a relevância de alinhar a música com a liturgia, ressaltando que cada canto deve estar intimamente integrado ao momento ritual e ao mistério celebrado. “A música litúrgica influencia diretamente na iniciação à vida cristã. Ela precisa ser cuidada e trabalhada de tal maneira que não entre em contradição com o mistério da nossa fé”, comenta.
Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os critérios apresentados na apostila “Música Ritual Litúrgica”. O documento destaca que a música deve expressar a alegria do coração e ser um meio de comunhão entre os fiéis, conforme as orientações do Concílio Vaticano II. Além disso, foi ressaltada a necessidade de um repertório bíblico-litúrgico, com melodias que facilitem a participação da assembleia e estejam adequadas a cada um dos tempos litúrgicos.
Padre Claudir também abordou a relação entre a música e a liturgia da palavra, explicando que cada canto deve refletir o contexto da celebração e estar em harmonia com as leituras bíblicas. “A música é ritual, e nos coloca dentro da organização do ano litúrgico, em comunhão com a palavra de Deus e as orações da celebração”, completou.
O evento foi encerrado com uma celebração eucarística, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante o seminário, enriquecendo a liturgia com cantos apropriados e inspiradores. O IV Seminário Diocesano de Liturgia e Catequese cumpriu seu papel de formar e renovar o compromisso dos agentes pastorais com a beleza e a profundidade da música litúrgica, elemento essencial para a vivência do mistério pascal de Cristo.
Catequese e liturgia caminhando juntas
Luiza Branco, da Comissão Diocesana de Liturgia, ressalta a boa participação das paróquias no encontro, e como esses momentos de formação são importantes para o andamento das celebrações e atividades litúrgicas.
“A Comissão Diocesana de Liturgia e o Serviço de Animação Bíblico-Catequética agradece a todos que participaram e tornaram possível a realização do 4º Seminário Diocesano. Destacamos a importância da Catequese e da Liturgia caminharem juntas, como anúncio do mesmo Mistério de Cristo e como eixos fundamentais da Iniciação a Vida Cristã. Ter a consciência da importância da música na liturgia nos impulsiona para a necessidade da preparação. O canto também precisa ser discernido segundo sua função na celebração litúrgica. A sintonia celebrativa deve envolver o cantar com o conteúdo que se celebra. É essa inter-relação a principal condição para a participação plena, consciente e ativa do mistério”, comenta.
“Nosso assessor, Pe. Claudir, com simplicidade, clareza e amor à liturgia, partilhou seu conhecimento proporcionando momentos formativos, de espiritualidade e vivências celebrativas. O seminário é um espaço fundamental para a caminhada de nossa diocese, buscando a unidade, proporcionando momentos ricos de aprendizado e de experiências compartilhadas. Ficamos muito felizes com a expressiva participação de cerca de 80 representantes de nossas Paróquias, que buscam através das formações ampliar e aprofundar seus conhecimentos no âmbito da Música Litúrgica e da riqueza da Liturgia como fonte da vida cristã”, completa.
Confira a galeria de fotos do evento, e clique nas imagens para um tamanho maior:
2 Comments
Seminário muito bom e informativo fácil de ser assimilado…
Obrigado pelo seu comentário, Edson. Grande abraço