Diocese de Caçador presente na 56ª Assembleia Regional de Pastoral

Padre Ederson Iarochevcki Participa do XXV Encontro Nacional de Reitores de Santuários
23 de agosto de 2024
Pastoral do Surdo promove a inclusão da comunidade
5 de setembro de 2024
Padre Ederson Iarochevcki Participa do XXV Encontro Nacional de Reitores de Santuários
23 de agosto de 2024
Pastoral do Surdo promove a inclusão da comunidade
5 de setembro de 2024

Diocese de Caçador presente na 56ª Assembleia Regional de Pastoral

Nos dias 23 e 24 de agosto em Rio do Oeste (SC), realizou-se a 56ª Assembleia Regional de Pastoral, regional sul 4 da CNBB. A Diocese de Caçador esteve presente com Dom Cleocir Bonetti, como membro da presidência e os demais participantes foram: Pe. Valmor José de Deus, Regiane D. Freire, Pe.  André Giombelli pela coordenação regional da Pastoral da Saúde, Eloísa R. de David pela coordenação regional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Ederson Kotarski pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).
Em pauta como Tema Central: Desafios pastorais e necessidade de alargar a “Tenda”, assessorado por dom Francisco Carlos Bach, bispo da diocese de Joinville.
2º Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança, conduzido pela professora Tânia Regina de Souza Antunes.
3º Pastoral Juvenil: Desafios e Luzes para a Evangelização das Juventudes, mediado por Lara Kathelen Rocha Santos, padre Luciano dos Santos e dom Onécimo Alberton.
Ao final da manhã, primeiro dia de Assembleia, os participantes foram divididos em 12 grupos para debater e trazer Luzes para a Evangelização das Juventudes.
Conversa no Espírito: para a ação evangelizadora com a juventude, considerando o ano jubilar 2025, quais atividades concretas indicamos para as paróquias e dioceses?
Destaque para Pré -COP 30 – Ecologia Integral e Eventos Extremos, assessorado pelo Professor Telmo Vieira; este tema é vital para a conscientização e a ação em prol da preservação ambiental e enfrentamento dos desafios climáticos, foi explorado com profundidade sob a orientação do Professor Telmo Vieira. A discussão enfatizou a necessidade de integração de práticas sustentáveis nas atividades e projetos pastorais da região.
Projeto Vocacional Regional Sul 4 apresentado pelo grupo de trabalho Vocacional do qual dom Cleocir é o presidente da comissão. Após esse momento, os membros da ARP se reuniram, em grupos, para trazer pistas e metas para o fortalecimento da Pastoral Vocacional em Santa Catarina.
A participação ativa da Diocese de Caçador na assembleia sublinha a unidade e o compromisso com a missão da pastoral no regional sul 4. O encontro proporcionou um espaço para a troca de experiências, o fortalecimento de vínculos e a busca por novas direções que visam aprimorar o trabalho pastoral e responder aos desafios contemporâneos com renovada energia e determinação.

Instituição do Ministério de Catequista

Na noite desta sexta-feira (23), durante a 56ª Assembleia Regional de Pastoral em Rio do Oeste (SC), o Regional Sul 4 da CNBB instituiu nove catequistas de diferentes dioceses de Santa Catarina como Ministros da Catequese. A celebração presidida por dom Jacinto Inácio Flach reforçou a missão desses catequistas.
Estavam presentes os 11 bispos do Regional Sul 4, além de padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas de toda Santa Catarina.
A Catequista Vera Regina Mazureck, da Paróquia São Pedro- Pinheiro Preto, representou a diocese de Caçador sendo instituída no Ministério de Catequista.
Na manhã do segundo dia (24) da ARP, os participantes contaram com a assessoria do padre Pedro Ângelo Manchini, que abordou o tema “Animação Bíblica da Vida e da Pastoral” e refletiu sobre os 60 anos da Constituição Dogmática Dei Verbum.
Além disso, Ângelo Fernando Fiori, coordenador Regional do COMIRE, e dom Adilson Pedro Busin, CS, apresentaram os dados sobre o Projeto Missão Ad Gentes do Regional Sul 4.
Outro momento, foi as abordagens apresentadas nas rodas de “Conversa no Espírito” para Ação Evangelizadora da Juventude e do Projeto Vocacional do Regional Sul 4.
Concluídos os dois dias de trabalho em busca do fortalecimento da ação evangelizadora no Regional Sul 4, os membros da assembleia participaram da “Missa Solene” e acolhida ao novo bispo da diocese de Rio do Sul Dom Adalberto Donadelli Júnior.
A CNBB Sul 4 se alegra e é grata a Deus e ao Papa que se dignou enviar um novo pastor para esta diocese de Rio do Sul.
A Diocese de Caçador continua a se engajar em iniciativas que promovem o bem comum e o desenvolvimento espiritual e comunitário, reforçando a importância de uma atuação integrada e comprometida com as necessidades atuais da sociedade e da Igreja.
Fotos: Jaison Alves da Silva
Matéria: Regiane Dutra Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X