Padre Luiz Pierdoná celebra 60 anos de ordenação sacerdotal

Bispos, coordenadores de pastoral e ecônomos das Dioceses do Regional Sul 4 participam de encontro fraterno
9 de julho de 2024
Dom Cleocir Bonetti participa como pregador do Retiro Anual do clero da Arquidiocese de Cascavel
9 de julho de 2024
Bispos, coordenadores de pastoral e ecônomos das Dioceses do Regional Sul 4 participam de encontro fraterno
9 de julho de 2024
Dom Cleocir Bonetti participa como pregador do Retiro Anual do clero da Arquidiocese de Cascavel
9 de julho de 2024

Padre Luiz Pierdoná celebra 60 anos de ordenação sacerdotal

O sábado, dia 6 de julho foi de celebração para a Diocese de Caçador. Em clima de alegria, oração e confraternização, o padre Luiz Pierdoná comemorou seus 60 anos de ordenação sacerdotal. O momento foi acolhido pela Paróquia Cristo Redentor, que reuniu familiares, padres, amigos e toda a comunidade para celebrarem a data especial.

Recentemente, no dia 21 de junho, padre Luiz festejou 90 anos de vida e no dia 04 de julho, as seis décadas dedicadas ao serviço pastoral.

Uma programação especial foi preparada para celebrar esse momento. Para fazer memória de todas as pessoas batizadas, catequizadas e matrimoniadas pelo padre, um tríduo foi realizado entre os dias 3 e 5 de julho. Na primeira noite, o tema foi “Bênção aos batizados pelo padre”, na segunda noite: “Bênção aos catequizados pelo padre e na terceira noite: “Bênção aos matrimoniados pelo padre”. Momento de muita fé e espiritualidade.

Já no sábado a programação contou com santa missa celebrada por Dom Cleocir Bonetti e em seguida almoço festivo.

A celebração também contou com a presença do Coral de Treze Tílias, que deixou a cerimônia ainda mais bonita com os cantos e a cultura local. Ao final da celebração, o grupo homenageou os sacerdotes com uma pequena lembrança do município que também faz parte da Diocese de Caçador.

 História de vida ministerial

Padre Luiz Pierdoná iniciou sua vida ministerial em Vila Maria, Rio Grande do Sul, passando também por paróquias de outros municípios gaúchos, até receber o convite de Dom Orlando Dotti, primeiro bispo da Diocese de Caçador, para fazer parte do clero e ser o primeiro vigário da Paróquia Cristo Redentor, tomando posse no dia 14 de maio de 1972.

Em dezembro de 1975 assumiu a Paróquia Santa Juliana, em Salto Veloso. Em fevereiro de 1981 até setembro de 1984 atuou na Paróquia Imaculada Conceição, em Fraiburgo. Durante 10 anos, de 1984 a 1993 exerceu seu ministério na Paróquia Santo Antônio, em Rio das Antas. Em janeiro de 1994 foi chamado para o serviço na Paróquia Nossa Senhora dos Campos – Rainha da Oração, em Arroio Trinta e novamente em Salto Veloso. Em maio do mesmo ano foi transferido para a Catedral São Francisco de Assis, em Caçador.

Em março de 1995 foi para a Paróquia São João Batista, em Três Barras, onde permaneceu até 1998. De fevereiro de 1999 até 2007 atuou na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Treze Tílias. Em 2007 retornou a Caçador para a Paróquia Cristo Redentor até 2010, quando voltou a auxiliar nos trabalhos da Catedral, onde até o momento segue sendo presença e serviço.

Dom Orlando Dotti que esteve presente no início da vida sacerdotal do padre Luiz na Diocese de Caçador, enviou sua mensagem de felicitações e de agradecimento.

“Parabéns ao padre Luiz Pierdoná pelos seus 90 anos de vida e pelos 60 anos como sacerdote. Tive a grata satisfação de aceitá-lo como membro da Diocese de Caçador e durante todo esse tempo, ele está servindo a esse povo. A ele meus cumprimentos e agradecimentos por ter colaborado comigo e com todos os outros bispos desta diocese. Felicidades! Deus o conserve com muitas bênçãos e graças! ”.

Dom Cleocir destacou que o histórico do padre Luiz serve de estímulo para os padres da Diocese. “São 60 anos de vida sacerdotal. São 90 anos de vida. E nada melhor do que vermos no padre Luiz um exemplo de persistência, perseverança. Como diz o Evangelho: “Com os olhos fixos em Jesus”. Foi assim que esse nosso irmão mais velho percorreu o seu sacerdócio. Estamos com o coração agradecido. Que bom tê-lo conosco!”.

“Minha alegria em festejar os 60 anos de padre com todos vocês. Agradeço por fazerem parte desta história”, completou o padre Luiz Pierdoná.

 

Texto: Elaine Karch de Almeida / Pastoral da Comunicação

Fotos: Gustavo Henrique Guedes Fambomel / Pastoral da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X