Diocese de Caçador presente na 42ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB

Celebração de Corpus Christi pelas Comunidades da Diocese de Caçador
3 de junho de 2024
Dom Cleocir Bonetti realiza visita pastoral em Arroio Trinta e Macieira
3 de junho de 2024
Celebração de Corpus Christi pelas Comunidades da Diocese de Caçador
3 de junho de 2024
Dom Cleocir Bonetti realiza visita pastoral em Arroio Trinta e Macieira
3 de junho de 2024

Diocese de Caçador presente na 42ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB

Representantes da Diocese de Caçador

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2024, a Arquidiocese de Manaus acolheu a 42ª Assembleia Geral Ordinária (42ª AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), na Casa Semente do Verbo. Estiveram reunidos cerca de 200 participantes, vindos de todos os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representando 87 dioceses e 15 movimentos eclesiais nacionais. Este organismo do Povo de Deus articula e congrega os cristãos leigos e leigas, que são os fiéis católicos fora do clero e da vida religiosa consagrada. Diocese de Caçador esteve representada pelas fiéis Meri Scolaro de Caçador e pela Terezinha de Lebon Régis.

Durante a Assembleia, realizou-se diversas análises sobre a conjuntura social, política e eclesial do Brasil, com reflexões iluminadas pela Palavra de Deus. Nesta edição, foram firmados três compromissos a partir de grandes eixos que foram feitos em formato de tendas: Testemunhando a Integridade da Criação, Testemunhando uma Sociedade de Justiça e Paz e Testemunhando uma Igreja Sinodal. A experiência das tendas é uma prática oriunda do Sínodo da Amazônia (2019), onde serão trabalhados os temas sobre a CF 2024, como também o livro de Ezequiel que é a indicação de estudo bíblico para este ano.

 

Nesta 42ª AGO tem como lema “Cristãs leigas e leigos, Testemunhas do Reino” e a iluminação bíblica “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). O lema deste ano é inspirado na palavra geradora TESTEMUNHO, dentro da trilogia em preparação do Jubileu de Ouro do CNLB: PROFECIA-TESTEMUNHO-MEMÓRIA. “O compromisso batismal que todos nós recebemos de continuar a missão de Jesus, somos chamados a testemunhar o Reino, em especial, na sociedade”, exclamou o secretário geral, lembrando que testemunhar o Reino significa ajudar a construir o Reino e denunciar tudo aquilo que impede a construção da Civilização do Amor.

Representantes pelo Regional Sul 4 CNBB (Santa Catarina)

Méri Terezinha Catapam Scolaro, uma das representantes do CNLB da diocese, enviou um depoimento de como foi a caminhada durante a atividade:

Queridos irmãos leigos e leigas da nossa Diocese de Caçador. Estivemos em Manaus, capital do estado do Amazonas, na 42ª Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, partilhando nossa caminhada junto a um mosaico de leigos e leigas vindos de todas as regiões do nosso imenso país. Com o lema “Cristãos leigos e leigas, testemunhas do Reino”, estivemos aqui para desaprender, aprender e reaprender. Cabe a nós não nos falarmos diante do que vimos e ouvimos, e seguirmos a fraternidade e amizade social, através de uma Igreja Sinodal, construindo o Reino de Deus que sonhamos. Um grande abraço a todos os leigos e leigas de nossa Diocese de Caçador.

 

Texto e Fotos: CNLB e Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X