Microrregião de Porto União se reúne para segunda reunião

Microrregião de Arroio Trinta se reúne para segunda reunião
17 de maio de 2024
Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima recebe mais de 4 mil fiéis na 32ª Romaria
20 de maio de 2024
Microrregião de Arroio Trinta se reúne para segunda reunião
17 de maio de 2024
Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima recebe mais de 4 mil fiéis na 32ª Romaria
20 de maio de 2024

Microrregião de Porto União se reúne para segunda reunião

Na noite de sexta-feira (17), a Paróquia Senhor Bom Jesus acolheu a segunda reunião do ano da microrregião de Porto União que compreende também as paróquias São João Batista (Matos Costa/Calmon), Senhor Bom Jesus (Irineópolis), São Pedro e São Paulo (Porto União) e Nossa Senhora das Vitórias (Porto União), além de membros do Secretariado Diocesano de Pastoral (SDP), padres, representantes de pastorais e movimentos da diocese.

A atividade iniciou com a receptividade e oração realizada pela paróquia acolhedora. Em seguida foi realizado a leitura da ata conduzida pela liderança Márcia Albigaus, representante da Pastoral da Juventude do Contestado da paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Porto União). O Padre Valmir Pasa conduziu a sequência dos trabalhos. Entre os temas de maior destaque na pauta foi o feedback positivo relatado pelas paróquias que receberam a apresentações do novo Plano Diocesano de Pastoral (PDP), conduzidas pela equipe do secretariado diocesano de pastoral (SDP) junto com o padre Valmor José de Deus, coordenador diocesano de pastoral. A paróquia São João Batista (Matos Costa/Calmon) irá acolher a apresentação do PDP no dia 08 de junho.

Sobre o Plano de Pastoral, padre Valmor reafirmou a motivação das paróquias a organizarem os seus Planos Paroquiais e também destacou a alegria de ter apresentado o plano em todas paróquias da microrregião. “Enfatizo a importância do compromisso de caminharmos juntos na microrregião, especialmente com relação ao Projeto Prioridade Diocesana (Fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias) que faz parte do PDP. É preciso ser assumido por todos, como Dom Cleocir sempre destaca em suas falas”, afirmou. 

Outros assuntos foram: articulação dos novos na microrregião, como o Dia da Comunidade, Escola de Formação Paroquial e/ou microrregional, Plano Paroquial de Pastoral, mobilização sobre a Peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida para celebrar junto com o bispo diocesano o Jubileu de 55 anos de criação da diocese; motivação para celebrar a 26º Romaria da Terra e das Águas na Arquidiocese de Florianópolis em nove de junho; as inscrições para a Escola de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja, Ética e Cidadania, organização a 32ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima; avaliação sobre as Celebrações de Crismas e Eucaristias da Iniciação a Vida Cristã, partilha da Assembleia da PJ do Contestado e articulação da Pastoral da Comunicação nas comunidades 

Fotos e Texto: Gustavo Henrique Guedes Fambomel (Pastoral da Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X