Conheça o serviço prestado pela Câmara Eclesiástica Diocesana
6 de maio de 2024Paróquias de Caçador realizam celebrações ecumênicas
9 de maio de 2024Microrregião de Canoinhas se reúne para segunda reunião
Na noite desta terça-feira (07), a Paróquia Divino Pai Eterno acolheu a segunda reunião do ano da microrregião de Canoinhas que compreende também as paróquias Divino Espírito Santo de Major Vieira, Divino Pai Eterno de Bela Vista do Toldo, São José Operário de Monte Castelo, São Sebastião de Papanduva e São João Batista de Três Barras. O encontro reuniu lideranças das seis paróquias, membros do Secretariado Diocesano de Pastoral (SDP), padres, além de representantes de pastorais e movimentos da diocese.
A atividade iniciou com acolhida e oração. O padre Valmor José de Deus, coordenador diocesano de pastoral conduziu a sequência dos trabalhos. Entre os temas de maior destaque na pauta esteve as partilhas sobre a última reunião do CODIPA e as apresentações do novo Plano Diocesano de Pastoral (PDP).
Sobre o Plano de Pastoral, padre Valmor reafirmou a motivação das paróquias a organizarem os seus Planos Paroquiais e também destacou a alegria de ter apresentado o plano em algumas paróquias da microrregião, lembrando que as demais já estão com as datas agendadas. “Enfatizo a importância do compromisso de caminharmos juntos na microrregião, especialmente com relação ao Projeto Prioridade Diocesana (Fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias) que faz parte do PDP. É preciso ser assumido por todos, como Dom Cleocir sempre destaca em suas falas”, afirmou.
O coordenador de pastoral encaminhou um pedido a cada paróquia para a escolha de um codipeiro titular e um reserva, pois quando um não puder estar presente o outro pode representar a paróquia. Ele ainda ressaltou a relevância que as micros tem para a diocese. “As reuniões de microrregião têm sua importância, pois são um espaço eletivo, deliberativo e comunitário”, disse.
Outros assuntos foram: o planejamento dos retiros e demais atividades do Movimento de Cursilhos de Cristandade, as mudanças nas formas de organização do movimento, as formações e retiros do Treinamento de Lideranças Católicas (TLC), a Escola de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja, Ética e Cidadania, a 32ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a Escola Diocesana Catequética, e as Escolas Catequéticas Paroquiais (Canoinhas e Três Barras) e (Papanduva, Monte Castelo e Major Vieira).
Também foram pontos de pauta a acolhida dos padres Elizeu Ozinski, em Papanduva e Fábio Luiz Hansch, em Bela Vista do Toldo que adentraram a micro neste ano, além da apresentação da nova secretária paroquial de Três Barras Gabriela De Fátima Olenheki.
Uma das definições importantes do encontro foi a escolha da paróquia Santa Cruz de Canoinhas, que acolherá no dia 27 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da microrregião.
Por fim, padre Valmor lembrou que no dia 09 de maio, o Papa Francisco irá publicar a Bula Papal (ou Bula Pontifícia) sobre o Jubileu da Esperança de 2025. A Bula de Indicação do Jubileu, que indica as datas do início e do fim do Ano Santo, é geralmente emitida no ano anterior, coincidindo com a Solenidade da Ascensão.
Datas de atividades programadas na micro:
- Encontro Mãe Peregrina – Major Vieira – 26/05
- Jubileu de 50 anos da Paróquia Divino Espírito Santo de Major Vieira – 02/06
- Show de Evangelização com Danilo Dyba
- 12ª Romaria em oração ao Divino Pai Eterno – Bela Vista do Toldo – 07/07
- Atividade Mês Vocacional – 04/08
Gustavo Henrique Guedes Fambomel
Pastoral da Comunicação