Padre Ezequiel Dal Pozzo reúne centenas de pessoas na Igreja do Berger
27 de março de 2024Jornal Fonte: Edição de abril está chegando nas paróquias
4 de abril de 2024Paróquia São João Batista de Matos Costa/Calmon acolhe Missa do Crisma
Vivendo a Semana Santa em preparação para a Páscoa do Senhor, ocasião em que refletimos os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Diocese de Caçador celebrou na noite desta quarta-feira (27) a Missa do Crisma. A celebração acolhida pela Paróquia São João Batista de Matos Costa e Calmon e presidida por Dom Cleocir Bonetti, foi marcada pela presença de um grande número de fiéis, padres, religiosos e religiosas e de lideranças das comunidades paroquiais.
A cada ano uma paróquia da diocese recebe a celebração. Sendo a solenidade que precede o Tríduo Pascal, na Missa do Crisma são abençoados os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e consagrado o Santo Crisma, razão pela qual é também chamada “Missa dos santos óleos”.
O momento também foi de renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação pelos padres, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
Em sua homilia Dom Cleocir salientou a importância deste momento para a comunidade, para o clero e para a Igreja Diocesana. Ele ainda enfatizou que os padres devem ser os predecessores nas ações das paróquias e comunidades, no envolvimento com as pastorais e os vários movimentos e organismos da diocese. “Essa é a verdadeira Igreja em Saída e o real sentido de viver em unidade”, afirmou.
Como forma de motivação e inspiração, o bispo também refletiu sobre iniciativas que fazem parte de nossa caminhada e nos ajudam a viver o Evangelho e a fortalecer a nossa fé e o espírito de caridade e amor, entre eles o Plano Diocesano de Pastoral que tem como prioridade o Fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias e a Campanha da Fraternidade que tem como tema Fraternidade e Amizade Social e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
O pároco da Paróquia São João Batista, Roque Ademir Favarin agradeceu a todos que colaboraram na preparação da celebração e a toda a comunidade que se fez presente.
Ao final da missa, cada paróquia recebeu como lembrança, um kit com os santos óleos, que contemplou também uma pequena cruz simbolizando o território Contestado, o qual a paróquia anfitriã pertence e um pano branco como sinal de paz.
Elaine Karch de Almeida
Pastoral da Comunicação