Microrregião de Santa Cecília acolhe primeira reunião de 2024

Diocese de Caçador acolhe o diácono Lídio Luiz Manenti
11 de março de 2024
Padre Edimar Blaskowski e seminarista Edi Wilson Heiden são acolhidos na Paróquia Cristo Redentor
19 de março de 2024
Diocese de Caçador acolhe o diácono Lídio Luiz Manenti
11 de março de 2024
Padre Edimar Blaskowski e seminarista Edi Wilson Heiden são acolhidos na Paróquia Cristo Redentor
19 de março de 2024

Microrregião de Santa Cecília acolhe primeira reunião de 2024

A Paróquia Santa Cecília acolheu na manhã desta quarta-feira (13), a primeira reunião da microrregião pastoral de 2024. O encontro foi realizado no centro pastoral paroquial e reuniu lideranças das três paróquias que fazem parte do grupo, Santo Antônio (Lebon Régis), São José (Timbó Grande) e Santa Cecília (Santa Cecília), além de membros do Secretariado Diocesano de Pastoral (SDP), padres, representantes de pastorais e movimentos da diocese.

O momento iniciou com acolhida e oração inicial. Na sequência, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da microrregião, padre Edson De Bortoli.

Entre os principais assuntos abordados esteve a apresentação do Padre Paulo Posonski, pela primeira vez na microrregião, pois tomou posse na Paróquia São José de Timbó Grande no dia 03 de março.

Outra pauta importante discutida foi sobre o novo Plano Diocesano de Pastoral (PDP). O padre Valmor José de Deus, coordenador diocesano de pastoral, motivou todas as paróquias a agendarem a apresentação do Plano para que possam entender a dinâmica proposta e assim também terem base para produzir os seus Planos Paroquiais. Neste primeiro momento a paróquia de Santa Cecília mostrou o exemplo do seu plano paroquial, para assim as demais poderem se basear, mas não deixando de ter como horizonte do PDP.

Padre Valmor destacou a importância e fortalecer cada vez mais as microrregiões: “O papel e a função da microrregião é ser um espaço de articulação, organização e de fortalecimento da caminhada pastoral, especialmente quando na época de Dom Luiz Colussi, se teve a ideia da criação das microrregiões”, lembrou.

Outras reflexões foram acerca das festas dos padroeiros São José (19 de março) e Santo Antônio (13 de junho), Escola Catequética Interparoquial da Iniciação à Vida Cristã (IVC), reforçando a presença na 1ª reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) no dia 23 de março, o Jubileu dos 55 anos da diocese em Aparecida, o Jubileu Extraordinário do Papa Francisco, que será celebrado em 2025, a Romaria ao Santuário Diocesano em Fraiburgo, a importância do Jornal Fonte na diocese,  uma partilha sobre a 5ª Missão Jovem Diocesana que aconteceu entre os dias 10 e 13 de fevereiro, como também o comunicado sobre a Pós-Missão Jovem que acontecerá no dia 06 de abril na Paróquia Santo Antônio, em Lebon Régis.

Por fim, foi comunicado sobre a Formação de microrregião da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que acontecerá no próximo domingo (17), na comunidade do Assentamento Segredo II da Paróquia Santo Antônio, em Lebon Régis. Outra decisão tomada foi que Lebon Régis será o local do Dia Nacional da Juventude (DNJ) da micro, que está marcada para o dia 27 de outubro.

Na oportunidade também foram mencionados, um Retiro para a Juventude que será realizado pela Paróquia de Santa Cecília nos dias 23 e 24 de março, a Missa do Crisma (27 de março, Matos Costa) e o Acampamento Jovem que o grupo de jovens da Paróquia Santo Antônio está organizando para os dias 04 e 05 de maio, na comunidade Rio Bonito do Meio.

A próxima reunião da microrregião de Santa Cecília está agendada para o dia 19 de junho na Paróquia Santo Antônio, em Lebon Régis.

Texto: Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom

Fotos: Gustavo Henrique Guedes Fambomel/Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X