Padre Valmor de Deus participa do Encontro Nacional em preparação para o Jubileu 2025

Cáritas Diocesana promove bazar
8 de fevereiro de 2024
Paróquia São Pedro e São Paulo tem novo diácono
9 de fevereiro de 2024
Cáritas Diocesana promove bazar
8 de fevereiro de 2024
Paróquia São Pedro e São Paulo tem novo diácono
9 de fevereiro de 2024

Padre Valmor de Deus participa do Encontro Nacional em preparação para o Jubileu 2025

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília do Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”, em alusão aos 25 anos percorridos do século XXI.

O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas entre bispos, padres, coordenadores de pastoral, religiosos, religiosas, leigos e leigas, representando as pastorais e movimentos de todos os regionais e dioceses da Igreja do Brasil. A Diocese de Caçador foi representada pelo padre Valmor José de Deus, novo coordenador diocesano de pastoral. Já o Regional Sul 4 esteve presente com 11 representantes de diversas dioceses de Santa Catarina.

Entre os bispos presentes estiveram: Dom João Justino de Medeiros Silva, vice-presidente da CNBB, Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico, Dom Paulo César Costa, arcebispo de Brasília, e de Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Durante o encontro, os participantes puderam observar um panorama e os desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A assessoria principal ficou por conta de Dom Rino Fisichella. No primeiro dia de evento ele fez uma reflexão sobre o “Jubileu da Esperança: Anseios do Papa Francisco”. Já sua segunda participação, no dia 30, abordou as propostas para a realização do Jubileu da Esperança, com sugestões de todos os presentes.

O encerramento do encontro foi com uma celebração eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica São Francisco de Assis.

Para o padre Valmor foi um momento muito importante de palestras, de reflexões, de perguntas e de encaminhamentos “Foi uma experiência muito rica e muito bonita de comunhão, de encontro, de fortalecimento da caminhada da Igreja do Brasil. Falando da realização do Jubileu, percebemos esse clima muito importante de esperança. E o destaque para 2024, é o ano da oração. Vamos rezar para que esse Jubileu possa acontecer conforme a vontade de Deus. Um ano de oração pelo êxito do Jubileu”, destaca.

Ainda no aguardo do documento oficial para serem dados os encaminhamentos mais importantes, os regionais e dioceses já se preparam para vivenciar esse momento histórico. “Começamos a preparar o Jubileu de 2025 em 2024. Estamos na expectativa, aguardando a bula papal que deve ser divulgada somente em 9 de maio para termos os maiores encaminhamentos. De qualquer forma, o calendário do Jubileu para Roma já está organizado, sendo a abertura em 24 de dezembro, na noite de natal. Que Deus abençoe, que seja um momento de fé, renovação e amor e que em tempos difíceis, possamos semear a esperança”, completa o padre Valmor.

 

Elaine Karch de Almeida

Pastoral da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X