Seminarista da Diocese de Caçador vivencia experiência de missão em Minas Gerais

Diocese de Caçador participa da missão Jesus no Litoral
26 de janeiro de 2024
Padre Joni Cavalheiro toma posse na Paróquia São João Batista em Três Barras
1 de fevereiro de 2024
Diocese de Caçador participa da missão Jesus no Litoral
26 de janeiro de 2024
Padre Joni Cavalheiro toma posse na Paróquia São João Batista em Três Barras
1 de fevereiro de 2024

Seminarista da Diocese de Caçador vivencia experiência de missão em Minas Gerais

Uma experiência de missão e encontro foi vivenciada pelo seminarista da Diocese de Caçador, Matheus de Lima entre os dias 12 a 22 de janeiro. Ele esteve na cidade de Araçuaí, Minas Gerais, onde participou juntamente com outros jovens, da 2ª Ação Missionária com os Seminaristas, com o lema “Muitos membros, um só corpo”, retirado da Carta de São Paulo aos Coríntios.

Para Matheus, a iniciativa foi uma vivência muito importante e diferenciada em sua caminhada pastoral e pessoal. “Diante de todo o contexto ali presente na diocese, no próprio Vale do Jequitinhonha, onde fizemos essa experiência, nos deparávamos com muitas realidades e rostos da Igreja. Pude perceber o quão fundamental é esse contato direto com o povo pertencente daquela região. Um povo que passou já por muitas dificuldades, necessidades, um povo muito sofrido. O Vale do Jequitinhonha já foi chamado de Vale da Miséria no Brasil. Hoje, graças a Deus, eles possuem uma condição melhor”, destaca.

O seminarista ressalta que todo o esforço de ir ao encontro das famílias, apesar de distâncias muito longas, valeu a pena. “Comunidades muito e muito distantes. Chegávamos a caminhar 10, 12 quilômetros para visitar uma casa e pessoas muito, muito carentes e que nunca haviam recebido a visita dos membros da Igreja. Um povo muito agradecido, muito simples, muito humilde. Cada casa que visitamos, fomos muito bem recebidos, com cafezinho, um biscoito de polvilho e a gente via no rosto deles a alegria”, enfatiza.

Matheus lembra que a experiência da missão, de caminhar com o povo é a própria Igreja em Saída, como nos pede o Papa Francisco. “E como é importante essa experiência de caminhar juntos, de descobrir as identidades, as faces da nossa Igreja. Não ficar acomodado somente nos nossos templos. Como o nosso Papa nos diz, quem está caminhando está descobrindo e está vendo as diversidades, as riquezas da nossa Igreja e do nosso povo”, comenta.

“Eu saio com uma experiência de muita alegria, muita gratidão por ter participado dessa missão a qual eu pude perceber a riqueza daquele povo do norte de Minas, a riqueza no olhar, na simplicidade, na humildade, no carisma ímpar deles em nos receber e receber todo o povo que estava acompanhando essa missão. Poder contribuir e também aprender com aquele povo sobre a comunidade, sobre a Igreja também foi muito importante na minha caminhada. O Espírito Santo age muito forte naquele povo e nós com certeza levamos essa experiência muito marcante da missão”, conclui.

 

Elaine Karch Almeida

Pastoral da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X