Diocese de Caçador presente na quarta etapa da Escola de Fé e Cidadania
3 de outubro de 2023Colabore com a Coleta Missionária 2023
13 de outubro de 2023“Laudate Deum”: Publicada nova exortação apostólica sobre a crise climática
Foi publicada nesta quarta-feira (4) dia de São Francisco de Assis, a nova exortação apostólica “Laudate Deum” (Louvai a Deus), do Santo Padre Francisco a todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática.
Apresentada como uma continuação da “Laudato si” sobre os cuidados com a casa comum de 2015, a publicação é dividida em seis partes, com reflexões acerca da crise climática global; o crescente paradigma tecnocrático, a fragilidade da política internacional; as Conferências sobre o Clima: progressos e falimentos; o que se espera da COP28, em Dubai? e as motivações espirituais.
Mencionando a “Laudato si”, o Papa destaca que já passaram oito anos desde a publicação da mesma “quando quis partilhar com todos vós, irmãs e irmãos do nosso maltratado planeta, a minha profunda preocupação pelo cuidado da nossa casa comum. Mas, com o passar do tempo, dou-me conta de que não estamos a reagir de modo satisfatório, pois este mundo que nos acolhe, está-se esboroando e talvez aproximando dum ponto de ruptura. Independentemente desta possibilidade, não há dúvida que o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias. Sentiremos os seus efeitos em termos de saúde, emprego, acesso aos recursos, habitação, migrações forçadas e noutros âmbitos”, afirma.
“Trata-se de um problema social global que está intimamente ligado à dignidade da vida humana”, reflete.