Encontro celebra o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
“Livres de escolher se migrar ou ficar”, esse é o tema do 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado celebrado todos os anos pela Igreja desde 1914, no último domingo de setembro. Com intuito de contribuir para uma leitura desta realidade, Papa Francisco diz que decidiu dedicar a mensagem “à liberdade que sempre deveria animar a escolha de deixar a própria terra”. Ele destaca ainda que “É sempre uma ocasião para exprimir preocupação pela diversidade de pessoas vulneráveis que se deslocam; para rezar por elas dado que enfrentam muitos desafios; e para aumentar a sensibilização acerca das oportunidades proporcionadas pelas migrações”.
Para celebrar esse momento e refletir sobre a realidade da caminhada diocesana no que se refere aos migrantes e refugiados, a Cáritas Diocesana e a Cáritas Solidariedade, de Caçador, realizaram um encontro, no dia 24 de setembro, no salão da paróquia Cristo Redentor, reunindo imigrantes haitianos, venezuelanos, cubanos e paraguaios.
A atividade contou com a animação do grupo Quarteto Campeiro com músicas tradicionalistas, a participação de Álvaro Menezes que, além de prestigiar com a sua música, refletiu com os participantes o tema do encontro na língua espanhola. O haitiano Wisly Pierre fez uma participação, cantando uma música em português.
Dom Cleocir Bonetti e seu convidado Dom João Aparecido Bergamasco, bispo da Diocese de Corumbá/MS, agraciaram os participantes com suas presenças deixando uma mensagem de gratidão e salientando a importância do trabalho realizado pela Cáritas para a comunidade.
As atividades seguiram com o padre Renato Caron, que em forma de ilustração, fez a reflexão da importância em respeitar as diferenças, o valor da amizade, do acolhimento do Brasil aos imigrantes, falando nos três idiomas: português, creole e espanhol.
O encerramento foi com um lanche e sorteio de brindes.
Marilene Cristiane Goetten de Oliveira
Assistente Social da Cáritas Diocesana de Caçador