Projeto Catadores: Cáritas Diocesana reúne trabalhadores para diálogo e confraternização
4 de abril de 2023Diocese de Caçador celebra Missa do Crisma em Fraiburgo
6 de abril de 2023Comunidades de Três Barras acolhem Dom Cleocir em visita pastoral
Dando continuidade ao roteiro das visitas pastorais, o bispo diocesano de Caçador Dom Cleocir Bonetti esteve entre os dias 23 e 30 de março em Três Barras, onde visitou 13 comunidades pertencentes à Paróquia São João Batista: Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio, Santo Anjo, Matriz, São João dos Cavalheiros, Divino Espírito Santo, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, Santa Paulina, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, Nossa Senhora de Guadalupe e São José Operário.
A Paróquia de Três Barras foi a segunda a receber o projeto. A primeira foi Timbó Grande. O padre Henrique Dal Prá, pároco da Paróquia São João Batista acompanhou o itinerário de visitas nas comunidades, aproveitando o momento para realizar confissões.
Durante a visita o bispo pôde se apresentar e conhecer a realidade de cada local. Ele explicou sua missão na Igreja, como também o significado de suas vestimentas, detalhando o sentido de cada peça que compõe a paramentação do bispo. Elas lhe atribuem a missão de estar no meio do povo, orientando, aprendendo, enfim, sempre caminhando junto, buscando fortalecer a evangelização e a vida da comunidade. Após essa explanação, foi realizada celebração eucarística.
Outro momento importante da visita foi o plantio de árvores frutíferas. Ao final da celebração em cada comunidade, o bispo plantou uma muda, para simbolizar o cultivo até que os bons frutos sejam colhidos.
Para Dom Cleocir é um momento de muita alegria fazer essas visitas e estar mais próximo das pessoas, acolhendo e entendendo suas necessidades. “Em cada comunidade que chego sou muito bem acolhido, isso nos dá mais ânimo para continuar nossa missão, apesar dos grandes desafios que temos”, afirma o bispo.
As próximas visitas pastorais estão previstas para maio em Matos Costa/Calmon, junho em Fraiburgo e julho em Porto União, Paróquia São Pedro e São Paulo.
Até 2025, a iniciativa pretende alcançar as quase 500 comunidades da Diocese de Caçador.