Jornal Fonte de Março chega às paróquias
27 de fevereiro de 2023Pastoral da Saúde realiza retiro diocesano em Fraiburgo
9 de março de 2023TLC Diocesano realiza primeiro retiro em Canoinhas
O Treinamento de Liderança Cristã (TLC) realizou nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, um retiro de nível diocesano nas dependências do Centro de Formação, em Canoinhas. Estiveram participando destes três dias de espiritualidade, 63 cursistas da microrregião.
Este foi o primeiro encontro após a pandemia e reuniu representantes das Paróquias de Três Barras, Major Vieira, Papanduva, Monte Castelo e Canoinhas. Vale ressaltar que o município de Caçador contou com a participação do jovem Lorenzo. O retiro ficou sob a responsabilidade do Secretariado Diocesano do TLC.
O TLC É um movimento de jovens e adultos leigos e engajados na Igreja Católica. Foi fundado na década de 1960 como um retiro cristão (ou acampamento), com o intuito de formar líderes cristãos que devem “fazer a diferença na igreja e na sociedade”. O fundador deste importante movimento foi o Padre Haroldo Rahm, SJ, que chegou ao Brasil no ano de 1964, vindo do Texas.
Em 2017 o movimento completou 50 anos de existência. Nos dias 18 e 19 de novembro daquele ano, houve a comemoração do Jubileu em Aparecida – SP, incluindo um show com uma das mais conhecidas bandas católicas: Anjos de Resgate. A comemoração do Jubileu foi saudada por diversos bispos brasileiros, como Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A coordenadora diocesana do movimento, Daniele Gaia, destacou a importância de se voltar com os retiros. “Consideramos ser o retorno para todos que estavam ainda se sentindo desnorteados por conta da Covid-19. Como a maior parte dos grupos estavam sem atividades, resolvemos então realizar o primeiro TLC Diocesano de Caçador, para assim, resgatar os corações sedentos de Deus”, enfatiza.
A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Cleocir Bonetti na Comunidade São Francisco de Assis no distrito do Campo da Água Verde.