6ª Vernissage da Ação Social do Contestado coroa trabalhos de 2021

O CAMINHO DA MATURIDADE CRISTÃ – Carta de São Paulo aos Gálatas (última parte) 
6 de dezembro de 2021
Edição de novembro e dezembro do Jornal Fonte está disponível
15 de dezembro de 2021
O CAMINHO DA MATURIDADE CRISTÃ – Carta de São Paulo aos Gálatas (última parte) 
6 de dezembro de 2021
Edição de novembro e dezembro do Jornal Fonte está disponível
15 de dezembro de 2021
6ª Vernissage da Ação Social do Contestado coroa trabalhos de 2021

A Ação Social do Contestado (ASC) realizou no dia 10 de dezembro, a sexta edição da Vernissage do Projeto Portal do Futuro, reunindo artistas, pintores, músicos, bailarinos e esportistas. O evento realizado no salão da Terceira Idade de Lebon Régis foi uma oportunidade para que todos os artistas se expressassem através da sua produção, apresentando suas obras, seus trabalhos e seus talentos para a comunidade. O tema desta edição foi “Vitrine Cultural: A arte como inspiração para a vida”.

Além das apresentações dos alunos do Projeto Portal do Futuro, o grupo de teatro da Escola Estadual Trinta de Outubro também foi convidado a exibir a peça “Suplício e Esperança Cabocla no Contestado”.

O encerramento dos trabalhos de 2021 trouxe um sentimento de satisfação, alegria e dever cumprido para os professores, alunos, pais, poder público, instituição e toda a equipe que coordena os trabalhos do projeto.

O prefeito de Lebon Régis Douglas Fernando de Mello destacou que desde que assumiu a administração municipal, em 2017 já buscou acompanhar o trabalho feito pela ASC, o qual iniciou ainda antes, em 2016. “Daquele momento em diante fomos entender todo o processo de desenvolvimento cultural das nossas crianças e adolescentes que participavam desse projeto. Assumi com responsabilidade de fazer com que o Portal do Futuro pudesse continuar. Foi uma grande parceria que deu certo. Uma luta diária para fazermos com que a Ação Social do Contestado pudesse estar presente aqui no município de Lebon Régis. Fico feliz de chegar esse momento e poder prestigiar essa apresentação daquilo que foi desenvolvido durante o ano. Apesar que passamos por momentos tão difíceis devido a pandemia, mas, nada nos impediu de continuarmos fazendo esse trabalho lindo e maravilhoso. Parabéns a todas as crianças e a todos que fizeram da 6ª Vernissage um grande espetáculo”, disse.

Saudando todos os pais, alunos e a equipe técnica que faz parte do projeto, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcio Martins Rosa falou da importância do município de Lebon Régis ter uma instituição como a Ação Social do Contestado. “Uma instituição que trabalha com as crianças e adolescentes para garantir a convivência saudável, garantir que tenham oportunidades e desenvolvam seus talentos. Cada pai e cada mãe sabe o quanto o seu filho e a sua filha é especial. Tenho certeza que para a Ação Social também, cada criança é muito especial e quer desenvolver esses talentos ajudando a proteger as crianças de todos os tipos de perigos, violências e todos os riscos. Me sinto muito feliz em poder participar dessa noite e depois de quase dois anos reviver esse momento tão especial. A nossa gratidão à Ação Social e a todas as famílias e responsáveis que ajudam, acompanham e incentivam os seus filhos a participarem”, salientou.

A secretária de Assistência Social Trabalho e Renda de Lebon Régis, Nilce Dias Martins também esteve presente e enalteceu o projeto desenvolvido no município através da Ação Social do Contestado. “É um momento gratificante ver nossas crianças representando a arte, mostrando seus talentos e o que mais me chama a atenção é que a instituição não apenas valoriza o destaque, mas valoriza a todos, cada um com seu diferencial. Todos têm as mesmas oportunidades em apresentar e desenvolver seus talentos. Parabenizo a todas as crianças que participam, aos pais que confiam na ASC e principalmente à equipe que desenvolve esse trabalho sério e comprometido”, afirmou.

O Padre Edimar Blaskowski, presidente da Ação Social do Contestado, e que estará à frente da instituição pelos próximos três anos, ressaltou que a arte motiva para a vida e que a implantação do Projeto Portal do Futuro foi com a perspectiva de trabalhar na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, bem como no desenvolvimento de todas as suas capacidades e potencialidades.

“Crianças vocês têm alma de artista. Nós vemos o quanto vocês estiveram inteiros nas apresentações e com certeza a arte reflete na vida. Não apenas aprendo a dançar, a tocar o violão, não apenas aprendo a teclar o computador, mas, aprendo mais do que isso, porque tudo isso me ensina como viver também. Parabéns a cada um e a cada uma. Estamos nos aproximando do tempo de Natal e se hoje aqui estamos precisamos agradecer a Deus. Atravessamos quase dois anos difíceis com a pandemia, mas, estamos aqui com um olhar de otimismo e agradecemos a Deus pela oportunidade. Com certeza o ano de 2022 que chegará será um ano de sucesso, poderemos dar o nosso melhor e, assim, tornamos o mundo melhor e agradamos a Deus”, concluiu.

Projeto Portal do Futuro – É executado pela Fundação Weiss Scarpa e Ação Social do Contestado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), obtidos através de dedução do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. No ano de 2021, o Projeto Portal do Futuro contou com 150 alunos nas oficinas socioeducativas e curso profissionalizante. As atividades objetivam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva, bem como a qualificação de adolescentes para acesso ao mercado de trabalho, oferecendo-lhes condições de competirem com igualdade às vagas ofertadas na área de Assistência Técnica de Computadores e de Redes.

ASC: História e Missão – A Ação Social do Contestado (ASC) é uma organização da sociedade civil que tem como principal linha de atuação a promoção humana e o enfrentamento da desigualdade social. Nasceu da iniciativa da Diocese de Caçador, no dia 14 de dezembro de 2015.

Assumiu como missão atuar na formação humana de crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes, idosos, das famílias e comunidades, fortalecendo e unificando ações de promoção dos direitos sociais, na construção de uma sociedade justa, solidária, fraterna, sustentável e plural.

O atendimento é voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos do município de Lebon Régis e é realizado de forma totalmente gratuita.

Texto: Elaine Karch de Almeida Pascom/Diocese de Caçador

Fotos: Elaine Karch de Almeida e Gustavo Henrique Fambomel

Veja a galeria de fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X