Diocese de Caçador lança 2° Desafio Catequético
10 de agosto de 2021“Com coração de pai, meu olhar se volta para a Diocese de Caçador”, diz Dom Cleocir Bonetti durante ordenação episcopal
13 de setembro de 2021Empreendimento Solidário – Migrantes atendidos em Caçador são contemplados com apoio técnico financeiro
Uma iniciativa pensada a partir do olhar de solidariedade e empatia ao próximo, está trazendo esperança para a vida de migrantes e refugiados que planejam recomeçar a vida no Brasil. Em Santa Catarina, 14 empreendimentos baseados na perspectiva da Economia Popular Solidária (EPS) receberam apoio técnico financeiro da parceria entre a Rede Cáritas Santa Catarina e a Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM Brasil).
Esse suporte tem como objetivo criar oportunidades de integração profissional e geração de renda a migrantes e refugiados no Estado e a ajuda financeira contribui para início das atividades e compra de equipamentos.
Em Caçador, dois migrantes atendidos pela Cáritas Diocesana, tiveram seus empreendimentos contemplados, por meio do Projeto Esperançar. Willy Gaudens Gnana, natural da Costa do Marfim, e o venezuelano Carlos Alejandro Ferrari Cambas já receberam os equipamentos para o empreendimento de serviço de limpeza e jardinagem que montaram.
Conforme a articuladora da Cáritas Diocesana de Caçador, Marilene Oliveira, em 2020, na sua primeira fase, o projeto Esperançar, desenvolvido pela Rede Cáritas Santa Catarina, realizou oficinas de forma virtual, com alguns migrantes. Desse processo houve a formação desse empreendimento coletivo na área de serviço. “Agora o que eles necessitam é de parcerias para desenvolver o trabalho, uma vez que já contam com os equipamentos. É importante salientar que a Cáritas Diocesana estará dando apoio para que o grupo consiga se firmar no mercado”, destaca.