Lançada Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
17 de fevereiro de 2021Diocese de Caçador emite comunicado sobre suspensão de celebrações e atividades presenciais aos finais de semana
26 de fevereiro de 2021Ação Social do Contestado retoma projeto Portal do Futuro
Promover os direitos e garantir oportunidades para crianças e adolescentes do município de Lebon Régis, este é o objetivo do Projeto Portal do Futuro, executado pela Ação Social do Contestado (ASC), em Lebon Régis, com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
Para a alegria das famílias, após um período de paralisação, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a ASC retorna com atividades presenciais no atendimento às crianças/adolescentes em oficinas socioeducativas e cursos profissionalizantes
No dia 22 de fevereiro foi realizada a assinatura do Termo de Colaboração para o ano de 2021 entre a Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito Douglas Melo e pela secretária de Assistência Social Trabalho e Renda, Nilce Dias Martins, e a Ação Social do Contestado, representada por seu presidente, padre Edimar Blascowski e demais membros da equipe gestora. Este termo prevê a liberação dos recursos financeiros para execução das atividades junto às crianças e adolescentes.
Mas de onde vem este recurso para o FIA?
Os recursos para a realização do projeto são captados pela Ação Social do Contestado a partir de parcerias e campanhas, nas quais as empresas e pessoas físicas destinam um percentual do seu imposto de renda para o município. Esses valores são depositados no FIA, que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Os projetos então aprovados por este Conselho podem ser executados. Qualquer pessoa que paga imposto de renda pode contribuir com o FIA do município, basta conversar com o seu contador.
Cursos profissionalizantes e oficinas socioeducativas
O projeto prevê a realização de cursos profissionalizantes, como o curso de “Assistência Técnica de Computadores e Redes” e oficinas socioeducativas, tais como karatê, dança, música e artes. Crianças e adolescentes (menores de 18 anos) podem participar dos cursos e oficinas gratuitamente. As atividades serão realizadas no bairro Núcleo Rio Doce e no Centro. Cerca de R$145 mil serão investidos neste projeto.
“A diretoria da Ação Social do Contestado, agradece a todos os envolvidos que não mediram esforços para a retomada do Projeto Portal do Futuro”, destaca o padre Edimar Blascowski, presidente da ASC.
Matrículas abertas
As matrículas estão abertas para oficinas socioeducativas (crianças e adolescentes de 6 a 17 anos) e para curso de informática (adolescentes de 14 a 17 anos). As inscrições devem ser feitas nos dias 25 e 26 de fevereiro e 1, 2, 3, 4 e 5 de março na Sede da Ação Social Centro e nos dias 1, 2 e 3 de março no salão ao lado da Igreja Católica do Núcleo Rio Doce.
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.