“Viver a Fé”: Daniel Seidel destaca que o “sacerdócio comum” é ser presença

Live celebra Dia dos Leigos e encerra Mês da Solidariedade e Gincana Catequética
27 de novembro de 2020
Cáritas Diocesana de Caçador convoca para Assembleia Geral Ordinária
1 de dezembro de 2020
Live celebra Dia dos Leigos e encerra Mês da Solidariedade e Gincana Catequética
27 de novembro de 2020
Cáritas Diocesana de Caçador convoca para Assembleia Geral Ordinária
1 de dezembro de 2020

“Viver a Fé”: Daniel Seidel destaca que o “sacerdócio comum” é ser presença

Uma noite de muita abençoada de muita emoção, gratidão a Deus e lindas partilhas. Assim foi a transmissão do Programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social da última quarta-feira, dia 25 de novembro.

Dando continuidade à reflexão sobre o papel dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, e ainda celebrando esse mês dedicado aos leigos, recebemos o assessor Daniel Seidel, que falou sobre o tema “Sacerdócio Comum”, nos permitindo conhecer melhor sobre essa expressão. A conversa contou ainda com a participação do padre André Luiz Giombelli, coordenador diocesano de pastoral, como mediador.

O documento 105 da CNBB no número 110 destaca que “Pelo batismo todos os cristãos “são portadores da graça batismal, participantes do sacerdócio comum, fundado no único sacerdócio de Cristo”. Ele expressa o dom da igualdade e da totalidade: todos na Igreja são iguais na graça de Deus, todos são chamados à santidade, todos recebem dons e carismas, todos são chamados a exercer ministérios e serviços, todos são profetas, para proferir a Palavra de Deus, todos são pastores ou guias, para animar a caridade do Povo de Deus, todos são sacerdotes, para oferecer a vida a Deus.

Uma saudade

Sempre muito emocionado pelos caminhos que percorreu durante sua trajetória atuante como cristão leigo, Daniel contou sobre sua história de vida, compartilhou suas experiências com a família e comunidade. “Venho da experiência de uma Igreja do Povo de Deus e a realidade agora é um pouco diferente, por isso, só posso me alegrar com a missão que Deus me deu se eu tiver a oportunidade de chorar a saudade daquela igreja de Comunidade de Base em que fui gestado”, disse.

O “sacerdócio comum” é ser presença

Sobre seu sacerdócio comum, ele destacou os principais campos de atuação. “Vivo meu sacerdócio comum mais no campo social, mas a gente não arreda o pé do campo eclesial, atuando na Pastoral do Batismo eu e minha esposa. O sacerdócio comum é essa conexão diária com Deus, mas também estar em meio à comunidade”, salientou.

Como leigos, Daniel enfatizou que somos chamados a ter nossa presença seja por meio do voto consciente nas eleições, seja também por meio da organização popular se somando aos organismos intermediários da sociedade para que os mais pobres sejam os melhores cuidados. “Muito importante que possamos nos colocar em comunidades. Temos que ser uma presença enquanto cristãos não daquele otimismo besta e ingênuo, mas de uma esperança na linha do que Paulo Freire e Jesus Cristo nos ensinam, do esperançar, de quem espera fazendo e construindo”, completou.

Biografia do assessor: Daniel Seidel, é cristão leigo, casado, atual secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, mestre em Ciência Política pela UnB, membro da Comissão Nacional Fé e Política do CNLB, foi membro da Comissão Especial para o Ano Nacional do Laicato (nov.2017 a nov.2018), compõe o Grupo de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para o laicato da CNBB e membro da Executiva das Pastorais Sociais da CNBB. É biblista e psicodramatista, professor universitário na área de psicologia e direitos humanos. Atua com Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta.

Para assistir a entrevista completa, acesse:

https://www.facebook.com/diocesedecacador/videos/505876687011995

Ou o youtube da Diocese de Caçador:

https://www.youtube.com/user/MitraDiocesana1/videos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X