Programa de Formação Bíblica reflete o carisma de Jesus
17 de julho de 2020Formação Bíblica aborda Jesus e sua relação com João Batista
20 de julho de 2020O Sacramento do Batismo é tema do Programa Viver a Fe em tempos de distanciamento social
O Batismo é um sacramento, um sinal de Deus que fundamenta toda a nossa vida cristã. Batizar significa “mergulhar”. E esse foi o tema do Programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social, da última quarta-feira, dia 15, “O Sacramento do Batismo: mergulho no amor de Deus”.
A valorização do Batismo
O assunto foi refletido pelo padre Márcio Martins Rosa. Para ele, o nosso povo valoriza todos os sacramentos, em especial o Batismo, por seu o primeiro recebido. “Somos seres sacramentais e precisamos traduzir o que queremos dizer através de gestos, ritos e símbolos. E os sacramentos são justamente esses sinais sensíveis da graça de Deus que tocam a nossa vida. O Batismo é a porta de entrada para a nossa fé, e o nosso povo valoriza muito, inclusive tem o costume antigo de batizar em casa. Nos enquanto comunidades de fé, agentes de pastoral e família, podemos valorizar o Batismo nas nossas comunidades, lembrando-nos da graça de que fomos batizados. O Batismo não é algo do nosso passado, mas do nosso presente”, lembrou.
O Batismo de Jesus por São João Batista
Sobre as histórias bíblicas que falam sobre o Batismo, o padre destacou especialmente a própria vontade de Jesus de se deixar batizar. “Não que Ele precisasse ser batizado, Ele não tem pecado e é o autor do Batismo, mas Ele se deixou batizar por São João Batista, se solidarizando com os pecadores, uma vez que São João Batista pregava um Batismo de conversão. Quando Jesus entrou naquelas águas os seres humanos se purificaram e as águas se tornaram santas, recordando o nosso Batismo. Naquela cena encontrava-se ainda a Trindade, atuando no Batismo de Jesus e oferecendo a graça do Espírito Santo”, disse.
As graças do Batismo
“O Batismo nos dá a graça de uma vida nova e o perdão dos nossos pecados. A acolhida da comunidade e a graça de sermos missionários, assim como Jesus, também são bênçãos que o Batismo nos concede”, destacou padre Márcio.
Os ritos da celebração batismal
O padre ainda falou sobre os ritos presentes na celebração batismal. “O Batismo tem uma riqueza de ritos, mas o ponto central e fundamental é realmente o “mergulho”, ou o derramamento da água na cabeça da criança, como sinal de purificação, de vida nova”.
O papel dos padrinhos
Com relação ao papel dos padrinhos, o padre enfatizou a importância da presença, para que possam ajudar os pais no amadurecimento da fé na criança. “Os padrinhos é que vão ajudar a frutificar a graça recebida, por isso a importância dos pais escolherem bem e dos padrinhos de estarem bem preparados, sabendo o que estão assumindo”.
O Batismo em casa é válido
O padre destacou que o Batismo em casa tem validade. “Quando os pais procuram a Igreja para celebrar o Batismo devem informar que o mesmo foi realizado em casa, então o padre vai orientar para que sejam feitos apenas os ritos complementares, que não foram realizados no Batismo doméstico”.
A celebração do Batismo durante a pandemia
Sobre os Batismos que foram suspensos devido à pandemia, o padre salientou que de modo geral, as paróquias estão realizando as celebrações de forma individualizada. “Ao invés de fazer na missa, os Batismos estão sendo realizados em momentos separados, com número reduzido de público. Porém, as paróquias foram orientadas a se organizarem de acordo com a realidade do seu município. Sabemos que a situação da pandemia vem se agravando em Santa Catarina, por isso, nada impede que possam ser tomadas novas medidas e as celebrações precisem ser suspensas por mais algum tempo”, declarou padre Márcio.
Gostou da matéria? Acesse o link e assista a entrevista completa: