Diocese de Caçador disponibiliza roteiro para a Catequese em Família
10 de junho de 2020Roteiro da Igreja Doméstica celebra 11º Domingo do Tempo Comum
12 de junho de 2020Fé, criatividade, inovação e solidariedade marcam as celebrações de Corpus Christi
Em um ano atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, as celebrações de Corpus Christi também precisaram ser realizadas de forma diferente. Apesar de quase não haver público nas igrejas, a data celebrada nesta quinta-feira (11), foi lembrada pelos fiéis com muita fé e devoção. Além disso, a criatividade e a solidariedade também estiveram presentes.
Na Diocese de Caçador, cada paróquia organizou a solenidade de uma maneira, para celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Caçador
Em Caçador, as missas foram transmitidas via Facebook pela Catedral São Francisco de Assis e pela Paróquia Cristo Redentor. Na paróquia Nossa Senhora Rainha, a missa contou com um público pequeno. Após as celebrações, as igrejas ficaram abertas para que os fiéis pudessem fazer suas orações e se prepararem para receber a Eucaristia. Os ministros de cada paróquia fizeram plantão durante o dia para distribuir a comunhão.
As medidas de prevenção ao coronavírus foram seguidas, para que não houvesse aglomeração de pessoas, além disso, o álcool em gel foi disponibilizado nas portas das igrejas.
A data também foi lembrada para intensificar a Campanha “É tempo de Cuidar”, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, que tem como objetivo arrecadar roupas e alimentos para as pessoas em situações de vulnerabilidade social, durante a pandemia.
Vários donativos foram arrecadados e serão distribuídos para as famílias mais necessitadas. Lembrando que as ações da campanha continuam.
Irineópolis
Em Irineópolis, a missa foi transmitida pelas rádios locais e por meio da página do Facebook da paróquia Senhor Bom Jesus. Após a missa o Santíssimo Sacramento esteve exposto para adoração individual dos fiéis, com os ministros da Eucaristia.
Já que os tradicionais tapetes ornamentados não puderam ser feitos para a procissão, uma solução criativa foi a confecção de um tapete ou altar em casa, pelas famílias, como sinal de fé e presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia.
Algumas pessoas usaram pacotes de alimentos e roupas para decorar os ambientes, aproveitando para ajudar a fortalecer a Campanha “É tempo de cuidar”.
Bela Vista do Toldo
Com as devidas precauções de distanciamento social e higienização, a paróquia Divino Pai Eterno, de Bela Vista do Toldo, celebrou Corpus Christi com a presença de algumas pessoas e ministros reunidos na Casa do Pai. O padre O padre Valmir Pasa, realizou também a benção dos carros em uma comunidade do interior.