Artigo: RETIRO DE ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA – UM DIA DE GRAÇA, LUZ E RENOVAÇÃO

Dom Cleocir Bonetti inicia domingo Visita Pastoral à Paróquia Imaculada Conceição, em Videira
31 de julho de 2026
Dom Cleocir Bonetti inicia domingo Visita Pastoral à Paróquia Imaculada Conceição, em Videira
31 de julho de 2026

Artigo: RETIRO DE ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA – UM DIA DE GRAÇA, LUZ E RENOVAÇÃO

RETIRO DE ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA – UM DIA DE GRAÇA, LUZ E RENOVAÇÃO

18 de outubro de 2026 – Um dia que ficará na história do coração

O dia 18 de outubro de 2026 foi um presente de Deus. Vivemos um Retiro de Espiritualidade Franciscana que foi muito mais que um encontro: foi um dia maravilhoso, de intensa espiritualidade, de orações profundas, de partilha sincera e fraterna. Cada detalhe foi preparado com tanto amor e zelo que nos sentimos verdadeiramente envolvidos pela graça.

Desde o início, senti muito forte a presença de Deus. Uma presença que reacendeu em mim – e tenho certeza que em muitos corações – algo que não pode se apagar: a necessidade de resgatar e viver a Espiritualidade Franciscana em sua pureza e profundidade.

Uma espiritualidade que é amor em sua forma mais simples e verdadeira, mas um amor que tem sempre um destino certo: nos levar a Jesus Cristo. É viver o Evangelho no dia a dia, com gestos concretos, buscando um mundo melhor, mais humano e fraterno, e reaprendendo a valorizar a Natureza como irmã, como nos ensinou São Francisco de Assis.

A sabedoria e o testemunho do Frei Luis Eduardo

Fomos imensamente abençoados com a presença do Frei Luis Eduardo. Um excelente pregador, que nos acolheu com o coração e nos ensinou com todo amor. Com profundo conhecimento, dedicação e, acima de tudo, com aquela humildade tão franciscana, ele nos conduziu pela essência da Ordem dos Frades Menores.

Ele nos recordou, com clareza e beleza, os pilares da vida franciscana: *Pobreza, Castidade e Obediência*. Votos que não são peso, mas liberdade. A pobreza que nos esvazia de nós mesmos para nos encher de Deus; a castidade que purifica o nosso amar; e a obediência que nos faz dóceis à vontade do Pai.

O ápice: Adoração ao Santíssimo Sacramento

E se o dia já estava sendo lindo, o momento da Adoração ao Santíssimo foi forte e profundamente tocante. Um silêncio sagrado tomou conta de todos nós. Ali, diante de Jesus Eucarístico, exposto com tanto amor, cada coração foi visitado.

A Bênção do Santíssimo não foi apenas um gesto litúrgico; foi uma renovação interior. Cada um de nós saiu renovado, tocado, curado. Foi o momento em que o céu desceu até nós e pudemos sentir, sem dúvidas, que Jesus estava ali, vivo, nos olhando e nos abençoando.

A misericórdia que acolhe: o Sacramento da Confissão

Outro gesto de imenso carinho e cuidado foi a oportunidade das confissões. Nossos padres queridos, com tanta disponibilidade, carinho e acolhimento, colocaram-se à disposição durante todo o retiro.

Que graça poder limpar o coração, recomeçar, e assim, bem preparados, poder lucrar a Indulgência Plenária. Só gratidão a Deus por pastores tão dedicados, que nos ajudam a voltar para o colo do Pai com alegria e confiança.

Lá fora, um sol lindo brilhava no céu. E que símbolo perfeito! Aquele sol que iluminava a natureza lá fora fez Jesus brilhar ainda mais forte aqui dentro, nos nossos corações.

Foi um dia maravilhoso. Um dia de graça. Um dia que reacendeu a luz franciscana que queremos levar para a vida toda.

Só gratidão!

Com imenso carinho e gratidão,

Marivalda Brandes dos Santos

Paróquia Santa Cruz, de Canoinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X