O Teatro “Estrelas de Compaixão” une a Comunidade em Reflexão e Solidariedade
26 de fevereiro de 2024Renovação Carismática Católica realiza Assembleia Diocesana
27 de fevereiro de 20241º Fórum Diocesano das Pastorais Sociais em Caçador: Solidariedade e Planejamento
A Diocese de Caçador reuniu durante o sábado (24) às Pastorais Sociais no Centro de Formação João Paulo II, Linha Castelhano, na cidade de Caçador, com o objetivo de socializar as atividades, estudos sobre a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024, aprovação do edital sobre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e demais atividades.
A serviço da Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais João Cláudio Casara, explanou seu agradecimento às pastorais presentes: Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação, CEBs & Cáritas Diocesana, já as demais que pertencem ao espaço não puderam estar presentes.
Durante a manhã foram estudados pontos importantes da CF de 2024 que abrange o tema: Fraternidade: Amizade Social, onde se baseia na Carta Encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco, sendo seu objetivo principal é “despertar” para a realidade, para o caminho, como diz num dos textos: “ser amigo daqueles que não são nossos amigos”. Em seguida se fez memória dos 60 anos sobre a criação da Campanha da Fraternidade pela CNBB, tendo sua primeira exibição nacional no ano de 1964.
Desde do ano de 2022 vem se construindo a ideia de retomar as formações específicas na diocese, sendo um dos eixos do Plano Diocesano de Pastoral, com isso se criou o Projeto da Escola Diocesana sobre a Doutrina Social da Igreja, Ética e Cidadania, para assim conhecer o que é e como se interliga o processo eclesial ao social. Com isso se traz a proposta de iniciar nos próximos meses.
Sobre atribuições vindas do Regional Sul 4, comentou-se sobre a d 2ª Escola Regional Dom José Gomes, sendo que as etapas iniciam no ano de 2024 (Abril e Outubro) e se concluem em 2025, contendo apenas 10 vagas para cada diocese, sendo pelo menos 1 vaga por pastoral organizada. Por fim, falou-se sobre o Seminário Regional das Pastorais Sociais para que as pastorais se organizem e venham participar.
Um dos assuntos mais abordados foi a avaliação do edital sobre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), com o objetivo de ajudar e acompanhar projetos onde são baseados a partir de 4 eixos: Formação e Capacitação, Mobilização para Conquista e Efetivação de Direitos, Superação de Vulnerabilidade Econômica e Geração de Renda e Emergências. Cada eixo precisa ter coerência com o tema da CF decorrente, além de que há uma contrapartida sobre os projetos, onde na sua descrição se explana: Os projetos deverão apresentar uma contrapartida e perspectiva de continuidade após o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade. A contrapartida pode ser financeira, recursos humanos (voluntariado) e/ou na estrutura local. Nos próximos dias será disponibilizado o Edital do FDS 2024 para que organismos da diocese possam olhar em como escrever o projeto para receber os recursos financeiros.
Um exemplo de como o FDS auxilia, o projeto Teatro “Estrelas de Compaixão, uma história sobre saciar a fome e semear a esperança”, que aconteceu durante os dias 15 e 20 de dezembro de 2023 no Quintal Social e a Comunidade Santa Clara em Caçador, um dos frutos desse projeto, foi a criação do grupo teatral “Estrelas do Quintal”. Matéria sobre o teatro
Para coroar o encontro, em seu primeiro mês a serviço da Coordenação Diocesana de Pastoral Padre Valmor José de Deus, fez-se presente para acompanhar e ouvir cada pastoral e como se organizam, para assim avaliar em quais processos poderá ajudar nas articulações sobre as paróquias da diocese. Ao final agradece a oportunidade de se fazer presente. “Podem contar comigo, estamos juntos na caminhada”, completou.
Texto e Fotos: Gustavo Henrique Guedes Fambomel/PASCOM
Foto projeto Teatro “Estrelas de Compaixão, uma história sobre saciar a fome e semear a esperança”: Edson Porto – Fotógrafo de Caçador