Home Seminário: Projeto Rios é lançado em Caçador

Seminário: Projeto Rios é lançado em Caçador

Na última sexta-feira (20) um seminário marcou o lançamento do Projeto Rios na região Meio Oeste Catarinense. Representantes de Rio das Antas, Caçador, Pinheiro Preto, Lebon Régis, Timbó Grande, Fraiburgo, Santa Cecília, entre outros municípios, participaram do seminário.

A proposta inovadora nasceu na Espanha há 15 anos, seguiu para França e Portugal, e em setembro de 2017 foi lançada em Santa Catarina, durante a 24º Romaria da Terra e das Águas, em Pescaria Brava, Sul do Estado. Na região Meio Oeste o evento tem a participação fundamental da Diocese de Caçador, pastorais, entidades e movimentos populares.

O Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário de comunidades para diagnosticar recuperar, preservar e fiscalizar trechos dos rios que são importantes para a população. A metodologia de trabalho é simples: a comunidade forma uma equipe, adota um trecho de rio ou córrego, realiza visitas periódicas ao local para diagnóstico de ameaças e problemas e a partir daí, em conjunto com entidades e pesquisadores, organiza ações de recuperação e fiscalização.