Diocese de Caçador

Notícias

Pastoral da Juventude inicia atividades do 11º ENPJ

janeiro 21, 2015 by diocesedecacador in Notícias with 0 Comments

Encontro Nacional da Pastoral da JuventudeA arquidiocese de Manaus recebe até o dia 25 de janeiro o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). No domingo, dia 18, aconteceu a missa de abertura do evento. Na ocasião estiveram presentes cerca de 4 mil pessoas na missa presidida pelo arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, e concelebrada pelo bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, além de outros bispos da região e diversos padres.

O encontro tem como tema “No Encontro das águas, partilhamos a vida, o pão e a utopia!” e a iluminação bíblica recorda o evangelho do último domingo “Mestre, onde moras? Vinde e vede!” (Jo 1,38b-39a). Em sua homilia, dom Eduardo Pinheiro ressaltou a missão e vocação da juventude na defesa e anúncio da vida. “O apelo de Jesus aos discípulos de seguimento é o mesmo que se faz à PJ hoje”, resumiu.

Encontro Nacional da Pastoral da JuventudeO primeiro dia de atividades do 11º ENPJ foi marcado pelas mesas temáticas. Revezaram-se nas sessões assessores, representantes da juventude e os bispos presentes. Durante a apresentação da Coordenação e da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (PJ), o bispo de Caxias do Maranhão (MA) e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Vilson Basso, pronunciou palavras de motivação aos agentes da PJ. “A PJ é a maior escola de formação de lideranças da Igreja do Brasil”, disse.

O bispo auxiliar de Manaus, dom Mário Antônio da Silva, recordou a Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelli Gaudium. “O Papa Francisco nos pede uma Igreja em saída e vocês são a Pastoral da Juventude em saída, em movimento”, sugeriu.

Após momentos de partilha e análise da realidade, dom Sérgio Castriani participou de uma sessão do encontro e conversou com os jovens presentes. Entre vários temas, o arcebispo falou sobre a atuação da PJ na sociedade. “É urgente uma pastoral da juventude que vá às ruas. É ação, encontro, é defesa da vida!”, exortou.

Na manhã de ontem, 20, aconteceram celebrações de envio para os delegados que partiram para experiências missionárias em comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas.

Os passos do 11º ENPJ e as fotografias do evento estão disponíveis no Facebook da Pastoral da Juventude.

Fonte: www.cnbb.org.br

Compartilhar:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

NOSSO PAPA
NOSSO BISPO
NOSSO PADROEIRO
Compartilhar
WebMail da Diocese
Visitantes
contador gratuito de visitas