Serviço de Animação Bíblico-catequética

Justificativa:
A Dimensão Bíblica – Catequética da CNBB Nacional, Regional situando a Catequese nas suas diferentes realidades quer intensificar o processo de “Iniciação à Vida Cristã que leva a pessoa a uma experiência de fé profunda, de conversão e de inserção na comunidade”.

Diante da atual realidade, vislumbramos a necessidade de revisar nossa prática evangelizadora, somos desafiados a tomar uma atitude profética, criativa e ousada. Necessitamos de uma catequese de Iniciação a Vida Cristã, com inspiração catecumenal que leve ao encontro real com Cristo vivo, deixando se mergulhar na vida cristã.

A catequese é, em primeiro lugar, uma ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive e o catequista é um porta-voz da comunidade e não de uma doutrina pessoal. Ela transmite o tesouro da fé. A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. (DNC 39 p.40).

A Conferência de Aparecida, além de elevar à iniciação a vida cristã à categoria de urgência, lembra que ela deve acontecer não apenas uma única vez na vida de cada pessoa. A iniciação cristã não se esgota na preparação aos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Ela se refere à adesão a Jesus Cristo (DGAE 41 p. 49). É necessário desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciação a vida cristã, que conduza ao “encontro pessoal com Jesus Cristo” ( DAp 289).

A Igreja existe para evangelizar, para anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Esse anúncio passa pela promoção da dignidade da pessoa humana, pela renovação das comunidades e pela edificação de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Desde longa data nossa diocese vem procurando ser participativa, comprometida com os problemas do povo, libertadora e missionária. É nessa direção que entendemos estar no caminho do Reino definitivo. Para cumprir esta missão, impulsionada pelo Espírito Santo, a Igreja acolhe, reza a Palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais, estabelece objetivos e abre caminhos de ação.

Objetivo Geral:
Promover um amplo processo de evangelização que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo, animado pela palavra e alimentada pela eucaristia, inserida na vida comunitária, formando discípulos missionários.

Objetivos Específicos:

• Fortalecimento das Coordenações Paroquiais e Diocesana;
  • Revisar os Roteiros de Catequese;
  • Trabalhar a formação com catequista com inspiração catecumenal, através das cartas.
  • Buscar uma integração com as demais pastorais
  • Organizar a catequese com adultos

Metas 2015:

• Intensificar a formação permanente dos catequistas a partir da inspiração catecumenal;
  • Reformular os Roteiros de Catequese com base no Itinerário Catequético – Iniciação a Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal (incluindo catequese com adultos);
  • Fortalecer as coordenações de catequese no âmbito paroquial, microrregional e diocesano. Envolver a comunidade cristã no processo catequético, despertando-a para sua missão de ser cada de iniciação a vida cristã.

A Equipe de Coordenação Diocesana de Catequese é composta por dois representantes em cada microrregião, liberada diocesana Regiane Freire e Pe. Marcio Martins Rosa como assessor eclesiástico.

Regiane Freire

Pe. Marcio Martins Rosa

Coordenação Diocesana de Catequese

Rua: Santa Catarina, 228 – Bairro Centro – Caixa Postal 227