Cáritas

A Cáritas Diocesana de Caçador se constitui juridicamente enquanto entidade da sociedade civil de assistência social, com ênfase para ações em prol da defesa e da garantia dos direitos sociais.

A atuação da Cáritas Diocesana está em sintonia com a rede Cáritas que está presente em mais de 200 países, incluindo o Brasil. A identidade do trabalho da Cáritas se expressa em sua missão que é: ”Testemunhar o Evangelho, defendendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa e igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”. Assim, construindo novas formas de organização e ação envolvendo os sujeitos sociais que se encontram em situação de exclusão e/ou negação de seus direitos, de forma ecumênica e plural.

As linhas de ação da Cáritas Diocesana de Caçador atualmente estão voltadas para o trabalho com:

• Economia Solidária
  • Organização comunitária
  • Gestão de risco e prevenção de emergências
  • Formação para a cidadania
  • Educação Popular
  • Acompanhamento às entidades membro vinculadas à Cáritas

Dentro desta perspectiva diversas ações estão sendo desenvolvidas na região. Sendo que compartilham da mesma missão as chamadas entidades membro, que são expressões locais do trabalho da Cáritas. São elas: Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo, Cáritas Esperança de Três Barras, Cáritas Paroquial de Lebon Régis, Cáritas Paroquial de Videira, Cáritas Solidariedade de Caçador e Cáritas Solidariedade de Matos Costa. Existe também a mobilização para organização de ações Cáritas nas paróquias de: Porto União (São Pedro e São Paulo) e Timbó Grande.